Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Enquanto Fiat lidera vendas, GM prepara reação com picape Montana

Parada na produção por falta de peças prejudica montadora que faz o Onix

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Fiat, marca campeã de vendas do grupo Stellantis no Brasil, manteve os bons resultados em junho, um mês difícil para a indústria automotiva.

No geral, os emplacamentos de veículos leves e pesados tiveram queda de 3,3% na comparação com maio. O resultado foi divulgado nesta sexta (2) pela Fenabrave (associação que reúne os distribuidores de automóveis).

Em meio a paralisações por falta de componentes, a marca de origem italiana conseguiu manter bom ritmo de entregas e colocou três carros entre os cinco mais vendidos.

A picape Strada aparece em primeiro lugar, com 9.697 unidades emplacadas. O hatch compacto Argo vem na segunda posição (9.382), e o popular Mobi aparece na quarta colocação (7.529).

O “intruso” entre os modelos da Fiat é o Hyundai HB20, que ocupou o terceiro lugar em junho: foram 7.609 unidades licenciadas.

Acostumada a frequentar o topo do ranking, a General Motors só aparece na 14ª posição com a picape média Chevrolet S10 (3.321 emplacamentos). O Onix, modelo mais vendido nos últimos seis anos, teve 2.532 unidades registradas no último mês e ocupou a 21ª colocação.

A razão da derrocada é conhecida: a linha de produção do compacto, em Gravataí (RS), está interrompida devido à escassez de semicondutores. Segundo a GM, seu modelo é o que mais necessita desses componentes eletrônicos entre os veículos do segmento de compactos.

Se o presente está comprometido, resta seguir para o futuro. A empresa confirmou nesta semana que a sua nova picape manterá o nome Montana, já consagrado no mercado.

Trata-se de um modelo completamente diferente do anterior: terá cabine dupla e semelhanças com o utilitário esportivo Tracker, com quem dividirá a linha de produção e os motores turbo na fábrica de São Caetano do Sul (Grande São Paulo). O lançamento deve ocorrer no fim do ano.

Com a chegada da Montana e a normalização plena da produção –que só deve ocorrer em 2022–, a GM ganhará fôlego na briga pelo mercado. A marca Chevrolet ocupa hoje a terceira colocação no ranking, atrás de Fiat e Volkswagen.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.