A Fiat, marca campeã de vendas do grupo Stellantis no Brasil, manteve os bons resultados em junho, um mês difícil para a indústria automotiva.
No geral, os emplacamentos de veículos leves e pesados tiveram queda de 3,3% na comparação com maio. O resultado foi divulgado nesta sexta (2) pela Fenabrave (associação que reúne os distribuidores de automóveis).
Em meio a paralisações por falta de componentes, a marca de origem italiana conseguiu manter bom ritmo de entregas e colocou três carros entre os cinco mais vendidos.
A picape Strada aparece em primeiro lugar, com 9.697 unidades emplacadas. O hatch compacto Argo vem na segunda posição (9.382), e o popular Mobi aparece na quarta colocação (7.529).
O “intruso” entre os modelos da Fiat é o Hyundai HB20, que ocupou o terceiro lugar em junho: foram 7.609 unidades licenciadas.
Acostumada a frequentar o topo do ranking, a General Motors só aparece na 14ª posição com a picape média Chevrolet S10 (3.321 emplacamentos). O Onix, modelo mais vendido nos últimos seis anos, teve 2.532 unidades registradas no último mês e ocupou a 21ª colocação.
A razão da derrocada é conhecida: a linha de produção do compacto, em Gravataí (RS), está interrompida devido à escassez de semicondutores. Segundo a GM, seu modelo é o que mais necessita desses componentes eletrônicos entre os veículos do segmento de compactos.
Se o presente está comprometido, resta seguir para o futuro. A empresa confirmou nesta semana que a sua nova picape manterá o nome Montana, já consagrado no mercado.
Trata-se de um modelo completamente diferente do anterior: terá cabine dupla e semelhanças com o utilitário esportivo Tracker, com quem dividirá a linha de produção e os motores turbo na fábrica de São Caetano do Sul (Grande São Paulo). O lançamento deve ocorrer no fim do ano.
Com a chegada da Montana e a normalização plena da produção –que só deve ocorrer em 2022–, a GM ganhará fôlego na briga pelo mercado. A marca Chevrolet ocupa hoje a terceira colocação no ranking, atrás de Fiat e Volkswagen.
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