Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Em mensagem na internet, general cita frase de historiador antissemita

Não se conhece o grau de familiaridade do general Pinto Sampaio com a obra de Gustavo Barroso

O general Cristiano Pinto Sampaio, comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, incorporou-se à tropa de tuiteiros que se solidarizaram com o comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas. Ele escreveu o seguinte:

“Como disse o consagrado historiador Gustavo Barroso: ‘Todos nós passamos. O Brasil fica. Todos nós desaparecemos. O Brasil fica. O Brasil é eterno. E o Exército deve ser o guardião vigilante da eternidade do Brasil. Sempre prontos Comandante!!’”

Gustavo Barroso (1888-1957) foi um historiador fluvial, autor de 76 livros. Escreveu uma “História Militar do Brasil” empolgada e medíocre. Foi um grande diretor do Museu Histórico Nacional e consagrou-se como o expoente do antissemitismo no movimento integralista brasileiro.

Não era antissemitismo de salão. Ele escreveu coisas assim: “O Brasil não passa de uma colônia de judeus verozes, que são misteriosamente auxiliados nas suas negociatas e empreitadas por  individualidades das altas esferas nacionais”. Ele viu num revoltoso do Império uma “inegável  fisionomia judaica”.

Barroso traduziu os “Protocolos dos Sábios do Sião”, uma fraude que narrava a controle do mundo pelos judeus.

Parte de seus textos antissemitas foi escrita depois de 1937, quando os nazistas depredaram lojas de judeus e destruíram sinagogas.

Os integralistas saudavam-se com o grito de “Anauê”, tiveram bons apoios nos quartéis e tentaram um golpe, em 1938. Foram repelidos pelo ministro da Guerra, o general Eurico Dutra, 
que tomou um tiro na orelha.

Não se conhece o grau de familiaridade do general Pinto Sampaio com a obra de Barroso.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.