Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Maia deu um basta aos planos de saúde

Operadoras tentavam aumentar as suas mensalidades em até 20%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deve-se ao deputado Rodrigo Maia a trava imposta aos planos de saúde que tentavam aumentar as suas mensalidades em até 20% num país onde uma pandemia já matou mais de 110 mil pessoas.

Algum dia será contada direito a voracidade das operadoras. Começaram recusando-se a refrescar a vida dos inadimplentes, vá lá.

Em seguida, tentaram negar cobertura para testes sorológicos e livraram-se dessa despesa por alguns meses. Tudo isso movendo-se no escurinho de Brasília.

Na semana passada elas começaram a cobrar reajustes de até 25%. Com a crise, essas empresas perderam 400 mil clientes, mas uma série de circunstâncias permitiu que aumentassem seus lucros.

Uma grande operadora lucrou 150% acima do mesmo período do ano anterior. A essa bonança somou-se uma queda da inadimplência. Mesmo assim, tiveram autorização da Agência Nacional de Saúde para empurrar os reajustes.

Maia travou a tunga com um basta: “Aumentar um plano em 25% é um desrespeito com a sociedade”.

Ameaçou votar na terça-feira um projeto que proíbe a tasca. Numa época em que o Legislativo está debaixo de chumbo, o presidente da Câmara mostrou que às vezes ele é a última trincheira
para a defesa dos interesses da sociedade.

Com suas complexas e astutas conexões, as operadoras de planos de saúde sempre mostram que podem muito. Felizmente, não podem sempre.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.