Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu Rússia

Denúncia de caixa dois na PM é teste para Tarcísio

A qualquer momento governador de São Paulo pode entrar na pista para a sucessão presidencial de 2026

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diante da repercussão da morte de 47 cidadãos na Baixada Santista, o governador Tarcísio de Freitas desabafou: "Pode ir na ONU, no raio que o parta, não tô nem aí".

Esse é seu jogo e está jogado. Ampara-se num preconceito segundo o qual "bandido bom é bandido morto." Não há prova de que todos os 47 mortos fossem bandidos, mas eram todos pobres.

A qualquer momento o doutor pode entrar na pista para a sucessão presidencial de 2026. Como faltam quase dois anos, ele terá tempo para cuidar de outro caso de sua jurisdição.

O ex-tenente-coronel José Afonso Adriano Filho em uma sala na penitenciária de Tremembé. Ele é um homem branco de cabelos grisalhos e está de camiseta branca e calças laranjas, vestimenta dos detentos do presídio
O ex-tenente-coronel José Afonso Adriano Filho, condenado por fraudes em licitações no Comando-Geral da PM, concede entrevista à Folha na Penitenciária de Tremembé - Henrique Santana - 08.mar.2024/Folhapress

O ex-tenente-coronel da PM paulista José Afonso Adriano Filho, encarcerado no presídio de Tremembé, onde cumpre desde 2017 uma pena de 52 anos por peculato e fraude em licitações, disse o seguinte ao repórter Rogério Pagnan:

"Todas as unidades [gestoras executoras da PM] têm caixa 2. Todas [as 104] têm. Quem falar que não tem está mentindo".

As denúncias do ex-tenente-coronel foram investigadas pela PM e arquivadas. Vá lá. Mas Adriano argumenta que a Corregedoria nunca rastreou o dinheiro das empresas vencedoras de licitações, nem as contas dos oficiais que denunciou. Ele informa que tem 194 documentos para provar o que diz e que entregou 14 aos investigadores em 2017, quando negociava uma delação premiada. Ela não foi aceita.

Tarcisio pode "não estar nem aí" para a ONU, mas pesa sobre a fala de Adriano uma urucubaca do presidente francês Georges Clemenceau (1841-1929) e vale repeti-la: "A Justiça Militar está para a Justiça assim como a música militar está para a música".

Afinal, o bordão segundo o qual "bandido bom é bandido morto" não prevê que morram só pobres.

A Greve e o Soldado

No seu resgate da história do Brasil através de canções, Franklin Martins trouxe à tona mais uma raridade. É o tanguinho "Greve e o Soldado", criado durante a greve geral de 1917 em São Paulo. Ele nunca havia sido gravado, e a partitura parecia perdida. José Ramos Tinhorão achou-a e passou-a ao Instituto Moreira Salles.

Nela, o soldado adverte:

-Vá se embora, sua greve
Se não entra no pau já.

E Greve responde:

-Não tenho medo do pau
E tampouco da morte!

Márcia Tauil, cantando como a Greve, Tico Moraes como o Soldado, e Farlley Derze ao piano, gravaram-na, e Martins colocou-a no seu site "Quem Inventou o Brasil". Nele estão mais de mil canções que contam a história de Pindorama.

Em junho e julho de 1917, 50 mil trabalhadores pararam em São Paulo. Era um tempo em que o senador Alfredo Ellis dizia que não se podia legislar sobre as horas de trabalho. Férias e repouso semanal eram sonhos.

O "pau" matou vários grevistas, e 10 mil pessoas acompanharam o caixão de um deles. A cidade tinha 300 mil habitantes.

Ao fim da greve, saiu um aumento de 20%, os presos foram libertados e, em tese, acabou-se o trabalho de mulheres à noite e o de crianças com menos de 14 anos.

Naqueles dias o czar Nicolau 2º já havia abdicado ao trono de todas as Rússias, Leon Trótski tinha saído de Nova York e chegado a São Petersburgo, mas estava preso.

Lênin deixou a Suíça num trem alemão, incentivou um golpe, fracassou e vivia escondido. Meses depois, tentaria de novo. O roceiro Emiliano Zapata legislava na Cidade do México.

Leia outro trecho da coluna de Elio Gaspari deste domingo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.