Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu forças armadas Governo Lula

Paz dos quartéis é a melhor conquista do Lula 3.0

Mudança de comportamento das Forças Armadas é um ponto alto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para quem viveu quatro anos de sobressaltos com o ex-capitão falando no "meu Exército", uma das melhores coisas que aconteceu foi a costura do ministro da Defesa, José Múcio, com os três comandantes da Força, sobretudo com o general Tomás Paiva, do Exército.

Os dois tocam de ouvido e falam pouco. Quando falam não põem bravatas na mesa.

Pode parecer exagero, mas essa paz dos quartéis é a melhor conquista do Lula 3.0.

Tomás Paiva e José Múcio Monteiro, um em traje militar e outro em traje civil, compartilham um abraço, transmitindo uma sensação de respeito mútuo e camaradagem.
O comandante do Exército, Tomás Paiva, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa na Câmara dos Deputados, em Brasília - Gabriela Biló - 17.abr.24/Folhapress

A eleição de São Paulo

As eleições municipais não são prévias das disputas presidenciais, mas o pleito de 2020 na cidade de São Paulo indicou que o bolsonarismo havia perdido o vigor de 2018. Em 2022, Lula e Fernando Haddad, seu candidato ao governo, ganharam no município de São Paulo, com alguma folga.

Sabe-se lá o que virá das urnas em outubro, mas é possível colocar um palpite na mesa.

Se Guilherme Boulos (PSOL-PT) levar a prefeitura, a reeleição de Lula será provável. Se Ricardo Nunes (MDB) for reeleito, ela se tornará improvável.

Se a deputada Tabata Amaral chegar ao segundo turno, ela poderá se tornar a favorita. Nesse caso, a reeleição de Lula dependerá muito de quem será o seu adversário.

Bancadas do crime

Em silêncio, a Polícia Federal está mapeando os candidatos a vereador e até a prefeito apoiados direta ou indiretamente pelo crime organizado.

Contam-se às centenas.

Luz no fim do túnel

O repórter José Marques revelou que cinco ministros do Supremo Tribunal não comparecerão ao próximo evento a ser celebrado em Lisboa, sob a batuta do ministro Gilmar Mendes e de seu Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

São eles: Cármen Lúcia, Luiz Fux, Edson Fachin, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.