Encaminhado com Frequência

Editada por Felipe Bailez e Luis Fakhouri, fundadores da Palver, coluna traz perspectivas sobre os dados extraídos de redes sociais fechadas

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Encaminhado com Frequência
Descrição de chapéu Twitter STF

VPN, Bluesky e 7 de Setembro: como o WhatsApp reagiu à queda do X

Excluindo os envios de robôs e considerando apenas o comportamento orgânico, links da rede Bluesky superam links do X

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No último sábado (31), a rede X foi retirada do ar no Brasil após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A derrubada da rede fez com que os usuários buscassem alternativas, entre elas, as redes Bluesky e Threads, que estão entre as mais procuradas.

Além de derrubar o X, Moraes determinou multa diária de R$ 50 mil para aqueles que burlarem o bloqueio através de VPNs, mas, em aplicativos de mensageria como o WhatsApp, os VPNs superaram as redes alternativas (Bluesky e Threads).

Através da plataforma de monitoramento de mais de 80 mil grupos públicos de WhatsApp da Palver, é possível observar os movimentos subsequentes à remoção do X no Brasil. Um deles foi uma queda abrupta de quase 70% no número de URLs do X compartilhadas no WhatsApp.

Símbolo do X (ex-twitter), que está bloqueado no Brasil - Kirill Kudryavtsev/AFP

Essa queda acompanhou um crescimento nas redes sociais alternativas: Threads com mais de 600%, e Bluesky com mais de 1.600% de crescimento, mas, ainda assim, não superaram as menções absolutas a X e VPNs. As menções e recomendações de VPNs observaram um crescimento de mais de 300% nos mesmos dias, porém muitos dos envios são de autores com comportamento robótico.

Quando aplicamos um filtro para excluir as mensagens com comportamento robótico, o cenário fica ainda pior para a rede de Elon Musk. Neste cenário, a queda do X vai para mais de 99%. Para colocar em perspectiva, durante o mês de agosto, a rede X apresentava por volta de 500 menções a cada 100 mil mensagens de WhatsApp. Chegou a apenas 4 no último domingo.

Olhando apenas para o comportamento orgânico, as recomendações e menções a VPNs atingem o posto de primeiro lugar após o último sábado, seguidas pelo Bluesky, Threads e X, por último. Os maiores disseminadores de links do X e VPNs são grupos de tema político e do bolsonarismo em sua maioria.

Nestes grupos, existem recomendações de VPNs gratuitos e dúvidas sobre como instalar VPNs e implicações para utilizar o X. Muitas das menções a X e VPN também são memes que criticam a medida; uma delas diz: "Dá para bloquear celular no presídio também ou só o X e VPN?".

Dentre os conteúdos mais impulsionados por robôs, o que foi mais circulado é um vídeo com a chamada "URGENTE - Deputado Eduardo Bolsonaro pede que todos os brasileiros baixem VPN!".

O vídeo começa com o deputado dizendo que é uma mensagem muito importante e faz um paralelo com a Venezuela, explicando que, utilizando VPN, o usuário poderá acessar novamente o X. No fim do vídeo, o deputado recomenda serviços como Betternet e Proton e diz que será muito importante estar no X nos próximos dias.

Já o Bluesky e Threads têm sido impulsionados por grupos de WhatsApp mais alinhados com o presidente Lula. A rede Bluesky tem prevalecido contra o Threads na maior parte das vezes, e as principais mensagens são de usuários dos grupos compartilhando links para seus perfis, de forma a poder se conectar na nova rede. O crescimento de menções ao Bluesky também ocorre por conta de grupos brasileiros de páginas de fofoca e reality shows no Brasil.

Outro tema que ganhou força esta semana foram as chamadas para a manifestação do 7 de Setembro, organizada pela direita. A principal mídia compartilhada são vídeos originados do TikTok e do Kwai e compartilhados no WhatsApp. A pauta predominante nas chamadas é o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. As chamadas para a manifestação acontecem em diversos vídeos, com o máximo de índice viral por autores distintos, o que indica comportamento orgânico.

O vídeo mais encaminhado apresenta a chamada "Patriotas exilados vão para o 7 de setembro na Argentina!", com diversos cortes de brasileiros na Argentina afirmando que irão participar das manifestações em Buenos Aires.

O segundo vídeo com mais encaminhamentos é do deputado estadual por Goiás, Major Araújo, onde ele diz que o ministro Alexandre "é um tumor que precisa ser extirpado" e convoca para as manifestações do dia 7 de Setembro. Também circulam vídeos convocando para a manifestação do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-deputado Deltan Dallagnol, do pastor Silas Malafaia, entre outros.

As turbulências geradas pela remoção do X e o embate com Elon Musk começam a se expressar, e é difícil entender, em um primeiro momento, como vão se comportar os usuários órfãos da rede. No entanto é possível notar que as redes paralelas têm se radicalizado mais e que existe um movimento expressivo de reorganização, que pode refletir em impactos reais no ecossistema político, incluindo as eleições municipais deste ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.