Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Congresso Nacional

As faces do terrorismo

No imaginário popular, terroristas eram seres sombrios; até domingo passado...

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Capuzes, trajes camuflados, coletes com explosivos. O terrorista costumava ser uma figura sombria no imaginário popular. Até a invasão da Praça dos Três Poderes, no último domingo (8).

A divulgação do perfil dos participantes dos atos antidemocráticos comprovou que o extremismo pode assumir as formas menos imagináveis.

Para analisar os terroristas e evitar que se passem, mais uma vez, por pessoas pacíficas, a coluna listou alguns dos perfis mais comuns de bolsonaristas golpistas antidemocratas (o que é uma tremenda redundância).

O Homem-branco de Meia-idade: 70% dos participantes dos atos terroristas de Brasília, são indivíduos com a masculinidade em crise. Após descobrirem que são inteligentes, só tinham privilégios, resolveram quebrar patrimônio público em busca do status perdido.

A Barbie Terrorista: Versão 2.0 da Barbie Fascista, retocou as luzes do cabelo só para invadir a Praça dos Três Poderes. Costuma ter harmonização facial e micropigmentação de sobrancelhas errôneas. Compensam o terrorismo que sofreram no rosto praticando terrorismo contra a sociedade.

O 'Pai de Família': Genghis Khan e Hitler já provaram que ser pai de família não significa muita coisa. Mesmo assim, muitos terroristas usaram a desculpa para tentar escapar da prisão. Outros preferiram usar o argumento do "eu tenho família", como se não bastasse estar vivo para ter algum parente.

O Idoso Golpista: Seu Zé, um senhor aparentemente simpático, foi visto quebrando uma vidraça do STF com uma barra de ferro. Dona Neide, com cinco netos, jogou uma cadeira do segundo andar do Planalto. Eles ajudam a desconstruir o estereótipo de idoso sábio e bondoso.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos 3 velhinhos bolsonaristas, vestidos a caráter com uniformes da seleção e bandeira do Brasil como capa de super herói. O velhinho central ergue uma bengalinha em chamas enquanto segura um aparelho celular também em chamas. Os dois velhinhos bolsonaristas, cada um em um canto da ilustração, também levantam seus celulares em chamas e parecem felizes em registrar aquele momento. Uma bandeirinha do Brasil está em chamas no chão
Ilustração de Galvão Bertazzi para a coluna de Flavia Boggio de 11.jan.2023 - Galvão Bertazzi

O Infiltrado da Esquerda: Ser fictício criado pelos invasores bolsonaristas, que, mesmo depois de serem fotografados e identificados, tentam jogar a culpa no "petê" e na esquerda. Já foi provado que não existiram infiltrados da esquerda, pois nenhum quadro do Romero Britto foi destruído.

Os Idealizadores: Categoria formada por empresários, fazendeiros e fascistas criminosos que temem perder as "mamatas" da gestão Bolsonaro. Financiaram acampamentos, excursões, ônibus para usar "patriotas" como escudo humano. Mas permanecem impunes e privilegiados, prontos para convocar novos homens, Barbies, idosos e "pais de família".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.