Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu
CPI da Covid congresso nacional

Bolsonaro cava um poço sem fundo para ter uma cova e enterrar o país

Pandemia foi uma excelente oportunidade para governo acelerar as obras de aprofundamento do buraco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Batizado de Tratoraço do Bolsonaro, o orçamento secreto de R$ 3 bilhões destinado, entre outras coisas, à compra de tratores superfaturados foi justificado. Segundo assessores do Planalto, o financiamento do maquinário seria para cavar ainda mais o fundo do poço em que se encontra o Brasil.

“Embora achássemos que o poço já estivesse com uma profundidade satisfatória, Bolsonaro ordenou que continuássemos as escavações, pois não estava fundo o suficiente”, disse um assessor que não quis se identificar.

palhaço escava buraco com escavadeira
Ilustração de Galvão Bertazzi para a coluna de Flávia Boggio publicada em 12 de maio de 2021 - Galvão Bertazzi/Folhapress

O presidente também mandou criar um Fundo de Desenvolvimento de Fundo do Poço, que por razões lógicas não terá investimentos. “O fundo terá zero verbas, justamente para que o fundo não tenha fundo”, tentou explicar o assessor.

Logo quando Bolsonaro foi eleito, especialistas acreditavam que o país já havia chegado na profundidade de poço limite. Mas não era o bastante para o presidente, que escalou um time de peso para continuar as perfurações.

Convocou um ministro do Meio Ambiente que detesta natureza, que se empenhou em cavar o poço devastando florestas e usando boiadas para ajudar a aprofundar a fenda. Para reforçar, contratou um ministro da Economia especialista em fundos de investimentos de poços sem fundo e desprezo à pobreza. Mesmo assim, achou que precisava de mais reforços.

A chegada da pandemia foi uma excelente oportunidade para acelerar as obras de aprofundamento do buraco.

O presidente usou os melhores métodos de escavação como dizer que o vírus era só uma gripezinha e recusar 11 ofertas de vacina. Para que a perfuração fosse ainda mais eficiente, mandou que o Exército produzisse dinamites de cloroquina e jogasse dentro do poço.

Mesmo assim, não estava fundo o suficiente.

Funcionários do governo se mostraram preocupados com a CPI da Covid, temendo que a comissão atrasasse as obras rumo ao subterrâneo. Mas o presidente disse que a comissão “não vai dar em nada” e ordenou que as escavações não fossem interrompidas, enquanto comia picanha de R$ 1.799,99 o quilo.

Ele continua cavando. Nada vai deixá-lo satisfeito até que o poço se transforme em uma enorme cova de cemitério para que ele enterre o país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.