Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Apple

Apple anuncia lançamento de olho mágico em porta de vidro

Para as mães, a empresa já estuda lançar óculos de realidade diminuída

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Apple anunciou o lançamento de seus óculos de realidade aumentada. Chamado de Apple Vision Pro, o novo equipamento projeta hologramas de telas e garante imersão.

O anúncio ocorreu na conferência anual WWDC, quando a empresa mostra sua maior vocação: fazer o consumidor desejar desesperadamente algo que, até um minuto antes, não tinha a menor necessidade.

Tim Cook, CEO da Apple, garante que o novo gadget vai revolucionar o mercado, tornando a sensação de ambiente presencial quase real. As empresas, além de mandar mensagem por WhatsApp, poderão marcar reuniões na madrugada do fim de semana, no conforto do lar de seus funcionários.

A realidade aumentada também permitirá ao usuário trabalhar enquanto faz uma reunião, vê mensagens, assiste a um filme e compra uma churrasqueira, tornando a capacidade de procrastinação também aumentada.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos uma moça usando um enorme óculos estranho. Em suas lentes está estampada a logo da Apple. ELa parece confusa. Ela usa um Snorkel de mergulhador e seu corpo está derretendo. ALguns balõezinhos saltam do óculos, com os símbolos de e-mail, emoticon e arroba. A moça parece fazer um pequeno gesto com a mão esquerda. Ao seu redor mais pessoas utilizando o mesmo óculos também derretem
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 14.jun.2023 - Folhapress

Diferente de outros óculos de realidade virtual, o Vision Pro permite que os controles sejam acionados a partir de gestos. Quem estiver por perto poderá assistir o usuário fazendo movimentos estranhos com óculos de scuba diving e ter uma experiência real de comédia.

O Vision Pro possui seis microfones e 12 câmeras que garantem o contato com o mundo externo. Assim, as mães poderão fazer reuniões com seus chefes em casa, sendo abordadas por seus três filhos pedindo sorvete e por seu marido, que não sabe onde fica o sorvete. Para elas, a Apple já estuda lançar óculos de realidade diminuída.

O Google já havia lançado seus óculos em 2013, mas o produto foi um fracasso de vendas. Mas a Apple resolveu lançar óculos maiores e mais horrendos, provando que o público é capaz de comprar qualquer coisa —até olho mágico em porta de vidro— se tiver uma maçã desenhada nele.

O produto chegará ao mercado no início de 2024 com valor estimado de R$ 34 mil. Além da realidade, o consumidor terá a dívida do cartão aumentada.

Mesmo que funcione de maneira independente, o Vision Pro terá integração com outros produtos Apple. Assim, além dos R$ 34 mil, o consumidor ainda poderá gastar R$ 50 mil no celular, R$ 20 mil no computador, R$ 7.000 no tablete e R$ 5.000 no relógio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.