Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu tiktok instagram Facebook

Após CFM liberar selfies, médicos atendem com dancinhas do Tiktok

Como em salões de beleza, fotógrafos irão registrar resultados de procedimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma nova resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) libera os médicos a usarem mais recursos das redes sociais para divulgar seus trabalhos.

A medida autoriza mostrar ambiente de trabalho, equipamentos, antes e depois, fazer promoções, postar selfies e fotos de procedimentos.

Se antes os médicos já se promoviam nas redes sociais como influencers posta-foto fazendo namastê no pôr do sol, agora liberou geral.

A expectativa é ver médicos fazendo post de campanhas com o mesmo critério que a advogada Gabriela Prioli tem ao fazer "publi" contra a reforma tributária.

O famoso "antes e depois", tão usado por cabeleireiros e decoradores, será adotado também pelos profissionais de saúde. O público poderá ter o prazer de ver o resultado de procedimentos como operação para retirada de vesícula e cirurgia de ponte de safena.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos um paciente entubado numa cama médica. Ele usa toca cirúrgica e máscara de oxigênio. Ele está ligado por fios a várias máquinas e bolsa de soro. Seu peito está aberto deixando à mostra seu coração, colocado de cabeça pra baixo. Ao seu redor quatro médicos posando para fotos selfies de seus respectivos celulares. Um deles está com a língua pra fora fazendo chifrinho no paciente. A cena toda está molhada de sangue.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 14 de setembro de 2023 - Galvão Bertazzi

As consultas poderão ser feitas por caixinhas de perguntas. O paciente poderá mandar ao seu médico, pelo stories, perguntas como: "Estou com dor na virilha. É apendicite ou ovulação?". "Doutor, é alergia ou câncer?"

Os diagnósticos serão dados com dancinhas do TikTok, como a "Dança da Amoxicilina", a "Dança da Curetagem" e a dança do "Saiu o Resultado da Biópsia: é maligno". A nova trend dos médicos do TikTok será a dança da hemorroidectomia ao som do hit "Sentadona".

Se os blogueiros tradicionais fazem tutoriais de receitas e artesanato, os médicos poderão mostrar o passo a passo de uma traqueostomia e da melhor forma de espremer um furúnculo.

Assim como salões de beleza, clínicas deixarão fotógrafos a postos para registrar resultados de procedimentos. O paciente poderá publicar seu ensaio após operar uma hérnia ou queimar uma pinta.

Seguindo o caminho dos cabeleireiros e decoradores, médicos publicarão seus desafios do dia a dia. "Hoje eu receitei omeprazol. Gostaram?"

"Ela correu bêbada de salto alto e rompeu o ligamento. Mas meu bisturi mágico vai salvar esse tornozelo estropiado. Vem comigo para conferir!"

Os especialistas também poderão fazer promoções, como sorteios de próteses de silicone, e convidar o público para taguear aquele amigo narigudo em troca de uma rinoplastia.

Por fim, os pacientes escolherão seus médicos não mais pela quantidade de especializações, mas pelos consultórios mais "instagramáveis" e pela melhor capacidade de "biscoitar" na internet.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.