Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Papo de velho

Nos EUA, alunos negam os pilares mais básicos do sistema de Justiça ocidental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A gente sabe que ficou velho quando começa a se perguntar o que há de errado com os jovens de hoje. Bem, estou oficialmente velho, porque não consigo entender o comportamento da elite mundial dos estudantes universitários, que, cada vez mais, advoga por “safe spaces” (espaços seguros), “trigger warnings” (alertas sobre textos potencialmente chocantes) e se mete em protestos exóticos, entre outras esquisitices.

O caso concreto que tenho em mente é o de Ronald S. Sullivan Jr., advogado e professor de direito em Harvard. Sullivan ocupava também, desde 2009, a posição de “dean” (diretor) da Winthrop House, uma 
das residências para graduandos da universidade.

Os problemas começaram quando Sullivan aceitou advogar para Harvey Weinstein, o produtor de Hollywood acusado de crimes sexuais em série. Alunos se sentiram ultrajados e pediram a cabeça do acadêmico. A administração de Harvard cedeu à pressão e anunciou que não renovará o contrato de Sullivan como “dean”, embora ele conserve sua posição como professor. O New York Times publicou nesta semana um belo artigo dele sobre o caso.

A primeira maluquice dos estudantes é confundir o advogado com seu cliente. Sullivan não é suspeito de nenhum delito. Talvez mais grave, os alunos estão sugerindo que existem crimes tão graves que as pessoas acusadas de tê-los cometido não devem nem ter direito a um advogado. Aliás, nem precisam passar por um julgamento para ser consideradas culpadas. Lamento dizer, mas isso é a negação dos pilares mais básicos do sistema de Justiça ocidental.

Em termos mais gerais, a existência de “safe spaces” e “trigger warnings” depõe contra a própria aventura intelectual. Eu pelo menos me sinto estimulado sempre que me deparo com uma ideia que me tira de minha zona de conforto. Isso é parte inafastável do processo de aprendizagem. Mas isso tudo provavelmente não passa de papo de velho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.