Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Os limites da bajulação

Quão livre deve ser um juiz para expor suas preferência políticas?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É normal que autoridades rasguem seda umas para as outras. O juiz federal Marcelo Bretas, porém, parece extrapolar os limites do bom senso, e possivelmente também os da lei, na bajulação com que se insinua para o presidente Jair Bolsonaro.

Quão livre deve ser um juiz para expor seus pontos de vista e preferência políticas, considerando que suas manifestações têm impacto sobre a credibilidade da Justiça? E não há por que limitarmos a pergunta a magistrados ou à esfera pública.

Marcelo Bretas e sua mulher, a juíza Simone Bretas, no RJ - Nayra Halm /Fotoarena/Folhapress

O mesmo questionamento pode ser feito para servidores de outras carreiras de Estado, como procuradores, delegados e diplomatas, e também para certas situações mais típicas da iniciativa privada. Um médico que proclame curar o câncer com uma bênção especial não está apenas exercendo seu direito à livre manifestação de pensamento mas também afetando a imagem da própria medicina.

O problema não é novo. Tanto é assim que a Lei Orgânica da Magistratura, de 1979, já vedava a juízes o exercício de atividades político-partidárias, além de prever outras medidas disciplinares. Idem para os códigos de ética profissionais. O que mudou é o nível de exposição das pessoas. Antes das redes sociais e dos vazamentos, profissionais até se excediam, emitindo opiniões absurdas e dizendo os diabos de sua guilda, mas raramente encontravam um público amplo o suficiente para que as consequências se fizessem perceptíveis.

Agora, tudo o que é dito fica para sempre e, se for chocante o bastante, viraliza e alcança em instantes milhões de internautas. Com isso, se torna bem mais premente o interesse de instituições e empresas em regrar comportamentos de seus servidores, associados e funcionários para preservar a própria imagem.

Não vejo muito como fugir de alguma regulação, mesmo que mínima. Se todos os juízes se fazem suspeitos, é melhor resolver nossas diferenças com recurso à força e não aos tribunais.
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.