Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Tempos sombrios na ciência

Vivemos tempos epistemologicamente complicados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paul Feyerabend é o Bakunin da filosofia da ciência. Se, nos anos 50, ele ainda era um bem-comportado discípulo de Karl Popper, nos 70 já defendia o anarquismo epistemológico. A palavra "anarquismo" aqui não é força de expressão. Para Feyerabend, não existem regras que caracterizem o método científico. Não há diferenças objetivas entre ciência, astrologia e entusiastas da dança da chuva. O que temos são só discursos com diferentes capacidades de impor-se. Para Feyerabend, a melhor forma de assegurar o avanço das ciências é deixar que elas interajam livremente com esses outros discursos, num deliciosamente anárquico vale-tudo.

É raro ver as ideias de Feyerabend saírem do ambiente de discussões puramente teóricas em departamentos de filosofia, mas, de vez em quando, isso ocorre. Vem ocorrendo nos últimos meses na politicamente correta Nova Zelândia. Uma comissão do governo propôs que o "matauranga maori", o conhecimento tradicional maori, fosse incluído no currículo escolar em pé de igualdade com a ciência "ocidental".

Vacinação contra a Covid-19 em Osasco em setembro - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress

Um grupo de sete acadêmicos da Universidade de Auckland escreveu uma carta para um jornal criticando a ideia. Os professores não se opunham ao ensino do "matauranga", mas sustentavam que não fosse como ciência. A reação foi meteórica. Os signatários da carta foram chamados de racistas e colonialistas.

Associações de cientistas e políticos se juntaram ao coro. Alguns membros do grupo correm agora o risco de ser expulsos da Royal Society, que abriu uma investigação disciplinar. É claro que também houve quem os defendesse.

Acho que faltou um Bolsonaro à Nova Zelândia. Se eles tivessem tido um líder como o nosso, teriam visto quão mortal pode ser o vale-tudo.

Feyerabend envelheceu mal. Se, nos anos 70, dava para sonhar que a ciência se enriqueceria com um pouco mais de anarquia e subjetivismo, hoje vivemos tempos epistemologicamente mais sombrios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.