Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu

Por uma diplomacia covarde

Países não podem se dar ao luxo de queimar as pontes de que podem precisar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quanto mais primitivo um governante, mais ele tende a confundir seus próprios interesses com os do país que governa. E isso costuma ser um problema, pois nações, ao contrário de pessoas, não têm amigos, apenas interesses. Jair Bolsonaro deve ter quebrado todos os recordes ao nem cumprimentar dirigentes mais à esquerda quando ganham eleições, mas, em algum grau, o fenômeno afeta a todos, especialmente nestes tempos em que se cobra de todos que comentem tudo.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Evelyn Hockstein - 16.jun.22/Reuters


Joe Biden, por exemplo, disse o diabo de Mohammad bin Salman e de Nicolás Maduro, ditadores da Arábia Saudita e da Venezuela. Não era para menos. O primeiro é apontado como mandante do assassinato e esquartejamento do jornalista Jamal Khashoggi, entre outras atrocidades, e o segundo é responsável por enterrar a democracia venezuelana e cometer crimes contra a humanidade.


São violações morais graves. Eu e você, leitor, podemos e devemos dizer isso. Presidentes e premiês precisam ser mais cuidadosos. Não estou, obviamente, sugerindo que fechem os olhos para abusos, mas precisam encontrar uma fórmula para denunciar as violações sem transformá-las numa restrição moral à pessoa do ditador (mesmo que sejam).


Voltando a Biden, ele disse o que disse e depois Putin invadiu a Ucrânia. Não sei se iniciar uma guerra é moralmente melhor ou pior que esquartejar um desafeto, mas não há dúvida de que o ataque russo tem repercussões mais gerais do que as ações de Bin Salman ou Maduro. O ponto é que, para tentar remediar a bagunça global provocada por Moscou, os EUA precisariam convencer a Arábia Saudita e a Venezuela a aumentar sua produção de petróleo. É mais difícil para o presidente americano ter sucesso nessa missão depois de ter usado palavras duras contra esses líderes.


Como o futuro é contingente e ninguém sabe de quem vai precisar amanhã, países não podem se dar ao luxo de queimar as pontes de que podem precisar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.