Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Os saltos da natureza

Novas pesquisas sugerem que moscas podem ter consciência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Natura non facit saltus" (a natureza não dá pulos). A frase é de Leibniz, mas quem a popularizou foi Charles Darwin, que a repete seis vezes em "A Origem das Espécies". Não é para menos. A lição fundamental do darwinismo é que a evolução ocorre através de pequenas modificações que se acumulam na profundidade do tempo geológico. Não obstante, quando se discute o lugar do homem no mundo biológico, esquecemos esse princípio e embarcamos em narrativas que nos colocam no ápex da criação.

A ilustração de Annette Schwartsman, publicada na Folha de São Paulo no dia 10 de julho de 2022, mostra, sob um fundo cor de laranja, uma mosca que ocupa todo o primeiro plano da imagem; ela olha na direção de um espelho de chão que se encontra em segundo plano, do lado direito do quadro.
Annette Schwartsman

Esse suposto excepcionalismo humano fica escancarado na questão da consciência. Por muito tempo a descrevemos como atributo exclusivamente humano. Melhores e mais recentes pesquisas, entretanto, vão revelando que não é bem assim. Ainda que bichos não pareçam capazes de se perguntar pelo sentido da vida, há indícios de que boa parte do reino animal apresenta algum grau de consciência.

"Super Fly" (supermosca), de Jonathan Balcombe, estende esse esforço aos Diptera, ordem que inclui moscas, mosquitos, mutucas e borrachudos. O autor descreve vários experimentos sugestivos de que até as modestas moscas de fruta são capazes de comportamentos flexíveis e com intencionalidade —marcas da consciência. Parentes delas, três tipos de formiga, passariam até no teste de reconhecer-se no espelho, categoria em que está a elite intelectual da bicharada, representada por humanos, chimpanzés, golfinhos e mais poucas espécies.

As repercussões desses achados para a ética não são desprezíveis. Fica mais difícil encontrar limites naturais para definir quais animais devem ser objeto de nossa consideração moral e quais não precisam. Qualquer decisão aí soará caprichosamente arbitrária.

Os Diptera saem em desvantagem. Eles não despertam muita solidariedade humana. Não sem motivos. Metade de todos os diagnósticos clínicos de doenças feitos no mundo tem insetos como agente causador, a maior parte mosquitos.

helio@uol.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.