Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu China

O show da ciência

Crise da Covid possibilitou avanços médicos em ritmo que não se repete em períodos não pandêmicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na pandemia, a ciência deu um show. A doença surgiu na China no finalzinho de 2019. Em poucas semanas, o vírus Sars-CoV-2 já havia sido identificado. Em março de 2020, vieram os primeiros testes de detecção molecular. Em dezembro, já havia países vacinando suas populações. Nunca tantos imunizantes foram desenvolvidos tão rapidamente. E funcionaram.

As coisas deram certo porque cientistas, laboratórios e governos centraram esforços em atingir objetivos bem definidos, sem poupar recursos. Essa, porém, não é ordem natural das coisas. No arroz com feijão da medicina, a ciência não se sai tão bem. E isso é um eufemismo. O estatuto epistemológico de grande parte das intervenções médicas que realizamos é precário.

Visualização das ondas de colaboração, com base em 60 anos de dados de 20 milhões de artigos em 3.562 cidades. As luzes brilhantes indicam as cidades em que houve a 'fusão' de ideias, impulsionadas por equipes nesses locais. As conexões remotas espalham essas iluminações, porém muitas vezes não geram o mesmo brilho
Visualização das ondas de colaboração, com base em 60 anos de dados de 20 milhões de artigos em 3.562 cidades. As luzes brilhantes indicam as cidades em que houve a 'fusão' de ideias, impulsionadas por equipes nesses locais. As conexões remotas espalham essas iluminações, porém muitas vezes não geram o mesmo brilho - Yiling Lin

No ano passado, Jeremy Howick e colaboradores publicaram um artigo que deveria nos assustar. Eles avaliaram a qualidade dos dados utilizados nas revisões sistemáticas Cochrane, que são consideradas o que de melhor existe para orientar profissionais em busca da medicina baseada em evidências, e chegaram a uma conclusão sombria. Nove de cada dez intervenções médicas estudadas pela Cochrane não têm apoio em evidências de alta qualidade e, para piorar, malefícios que elas causam tendem a ser subnotificados.

Isso, acredito, tem muito a ver com a cultura do "publish or perish" (publique ou pereça) que tomou conta da academia. O objetivo primário de cada pesquisador é publicar o artigo que fará sua carreira avançar, não produzir boa ciência. Nosso sistema, em vez de concentrar esforços para resolver dúvidas pertinentes com evidências sólidas, os dispersa num grande número de pesquisas sem tanta importância. São montanhas de pesquisadores parindo pequenos ratos.

Precisaríamos encontrar uma forma de conciliar os interesses de pesquisadores que precisam mostrar produção com a necessidade de tornar mais sólidos nossos conhecimentos médicos.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior desta coluna dizia que os primeiros testes da Covid-19 eram de anticorpos. O texto foi corrigido.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.