Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Polarização dá tom da disputa paulistana

Fenômeno político que acirra ânimos de adversários também os irmana ao bloquear terceira via

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A polarização é uma coisa esquisita. Ela acirra os ânimos e radicaliza as opiniões dos dois grupos em oposição, mas também os irmana. É bem isso o que está acontecendo na disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo, como mostrou a pesquisa do Datafolha.

A corrida paulistana é uma das que serão "nacionalizadas", com Lula e Bolsonaro se envolvendo diretamente para apoiar seus respectivos candidatos, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Isso é sinônimo de jogo duro, potencialmente sangrento. Mas interessa a ambos, pelo menos nas fases iniciais da campanha, assegurar que o adversário mantenha sua posição de força eleitoral. Enquanto as duas candidaturas se retroalimentarem, fica exíguo o espaço para o crescimento de uma terceira, que poderia romper a lógica de polarização.

da esquerda para a direita: Guilherme Boulos (PSOL) Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB)
Montagem com os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB) - Zanone Fraissat, Karime Xavier, e Greg Salibian/Folhapress


Boulos, que saíra à frente, retém 30% das preferências dos eleitores no principal cenário; Nunes, que deve estar sorrindo de orelha a orelha, cresceu e bateu nos 29% (e ainda aparece com uma rejeição menor que a do adversário); já a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que busca cacifar-se como terceira via, não está conseguindo ganhar tração, ficando com 8% ou 9%.

Se esse quadro se mantiver, como é provável, e Boulos e Nunes se enfrentarem num segundo turno, terão de fazer inflexões mais profundas. Os eleitores mais ideológicos não terão muita alternativa que não votar contra o grupo que abominam, de modo que os dois postulantes passarão a disputar ativamente os votos dos mais moderados. Aí, Lula e Bolsonaro podem deixar de ser bônus para converter-se em ônus. Bolsonaro, por definição, tende a assustar pessoas razoáveis; já Lula, que na prática abandonou a ideia de frente ampla que ajudou a elegê-lo, vem perdendo popularidade de acordo com várias pesquisas.

Essas ambivalências da polarização são uma das razões por que é tão difícil superá-la.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.