Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Putin quântico

Autocrata russo tem admiradores tanto na esquerda como na direita, incluindo Lula e Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Demorou um pouco, mas Lula cumprimentou Vladimir Putin por sua vitória no pleito presidencial do último domingo (17), no qual obteve mais de 87% dos votos. O PT foi além e classificou a eleição como "feito histórico". Outros países que parabenizaram o autocrata russo são Irã, Venezuela e Coreia do Norte. EUA, Reino Unido e Alemanha preferiram questionar a lisura do processo eleitoral, que não foi nem livre nem justo.

Não acho que o Brasil deva se comportar como um vingador justiceiro nas relações internacionais. Esse é um campo em que os interesses do país devem dar a tônica. O Brasil não precisa romper com todas as ditaduras do planeta porque são ditaduras, mas tampouco precisa bajular líderes com amplo histórico de violações de direitos humanos. O pleito russo teria sido uma ótima ocasião para o Brasil permanecer calado.

Retrato mostra vitória esmagadora de Vladimir Putin na eleição presidencial russa - Stringer/AFP - AFP

O que eu gostaria de discutir hoje, porém, é o caráter meio quântico de Putin. Do mesmo modo que a luz se comporta como onda e como partícula, o líder russo consegue agradar à direita e à esquerda. Outro fã de Putin é Jair Bolsonaro. E o apoio ao ex-espião da KGB é possivelmente o único ponto de concórdia entre o ex e o atual presidentes do Brasil.

Não tenho dificuldade em entender por que a direita gosta de Putin que, afinal, é claramente de direita: autoritário, chauvinista e antiglobalista, com pitadas de religião. O amor da esquerda pelo autocrata é mais intrigante. Moscou desafia os EUA e, para muitos na esquerda, isso é razão suficiente para aplausos.

Talvez haja também um elemento inercial, pois há quem veja a Rússia como sucessora da URSS. Mas é preciso muita miopia para não perceber que Putin é não só um arquiconservador como também um que, ao lançar-se numa guerra de agressão contra a Ucrânia, reduziu a pó os avanços no multilateralismo obtidos após o fim da Guerra Fria.

É a esquerda, e não a direita, que precisa atualizar suas crenças.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.