Ivan Marsiglia

Jornalista e bacharel em ciências sociais, Ivan Marsiglia é autor de “A Poeira dos Outros”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ivan Marsiglia

Indicação do documentário político de Petra Costa ao Oscar incendeia o Twitter

Nomeação gerou euforia na bolha oposicionista e irritação na governista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma segunda-feira (13) de dramas mornos no Twitter ganhou ares de filme épico com a divulgação, no início da manhã, da lista dos indicados ao Oscar 2020. A presença do documentário "Democracia em Vertigem", da brasileira Petra Costa, que registra o impeachment da presidente @dilmabr e o processo de radicalização política que levaria @jairbolsonaro ao Planalto, gerou euforia na bolha oposicionista e irritação na governista.

No início da tarde, uma explosão de referências diretas e indiretas ao filme —em sua quase totalidade positivas— escalou os Trending Topics da plataforma, com menções a “Democracia” (173 mil tuítes), “Vertigem” (74,9 mil), “Golpe” (66,5 mil) e parte significativa dos tuítes brasileiros com a palavra “Oscar” (497 mil). Na outra ponta do espectro político da tuitosfera, uma briga entre os polemistas @VillaMarcovilla e @Rconstantino ficou em segundo plano, com 79,4 mil.

O escritor e jornalista da revista The New Yorker comemorou: @johnleeanderson “Hurrah. Muito feliz de ver que a diretora brasileira @petracostal. Democracia e Vertigem, de Petra Costa, chegou à lista final de indicados ao Oscar. É um filme fantástico; comovente e oportuno; com insights claros e pungentes que transcendem o Brasil; há algo lá para todos nós, em outras palavras.”

O diretor pernambucano @kmendoncafilho, de "Aquarius" (2016) e "Bacurau" (2019), também celebrou a colega, já imaginando a noite de premiação: “A história cínica do Brasil recente para o mundo inteiro ver, em detalhes. Dilma e Lula no Dolby Theater com Petra? Democracia em Vertigem é uma lapada de verdade no Golpe. Parabéns Petra e equipe!”

O próprio ex-presidente @LulaOficial usou o Twitter para se manifestar: “Parabéns, @petracostal, pela seriedade com que narrou esse importante período da nossa história. Viva o cinema nacional! A verdade vencerá.”

E foi seguido pela candidata derrotada a vice-presidente em 2018, que exaltou o ineditismo do prêmio: @ManuelaDavila “Grande dia! Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar 2020 e Petra Costa @petracostal pode se tornar a primeira diretora latino-americana a conquistar o prêmio.”

Mas houve também quem não aceitasse a decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Para o economista do Insper e colunista dos jornais A Gazeta do Povo e Infomoney, @P_droMenezes “Quem assiste Democracia em Vertigem termina o documentário sem saber a dimensão da recessão brasileira, das pedaladas fiscais e dos protestos contra Dilma. A diretora confessa que só  foi descobrir do que Dilma era acusada durante as filmagens. A Turma da Mônica é mais documental.”

E foi além, acusando de filiação partidária a plataforma de streaming que produziu o filme: @P_droMenezes “Em resposta a @lgmbrasilia Concordo: é um filme petista. Sem exagero. O filme é parceria do PT com Netflix. Inclusive por ter como grande trunfo imagens exclusivas de Lula e Dilma nos momentos decisivos, além de filmagens e fotos exclusivas do Ricardo Stuckert. Um não-companheiro jamais teria esse acesso.”

Já o influenciador digital bolsonarista André Guedes insistiu na tecla do “marxismo cultural” hollywoodiano: @aguedescartoon “Indicação de Democracia em Vertigem mostra que a premiação do Oscar virou um clubinho ideológico de lambeção de saco do progressismo. É puro lobby de esquerdista que chora de emoção com o espetáculo macaquinhos.”

O perfil @PSDBoficial tentou ironizar a indicação e recebeu resposta no mesmo tom, em referência ao filme do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho: “Parabéns à diretora Petra Costa pela indicação de melhor ficção e fantasia por Democracia em Vertigem.”

@Barangurter “Em resposta a @PSDBoficial Mas o PSDB foi indicado a melhor filme!!!!! PARASITA.”

Já a economista e ex-diretora do BNDES no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) contemporizou: @elenalandau “Você pode não gostar de Petra ter falado em golpe, mas o filme é bom.”

Em seu agradecimento no Twitter, a diretora também optou por um post apartidário: @petracostal “Estamos extasiados pela @TheAcademy ter reconhecido a urgência de #DemocraciaEmVertigem. Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia esperamos que esse filme possa ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias. Viva o cinema brasileiro!”

 
 

Comendo poeira 

No topo da lista dos preteridos pela premiação (com 27,8 mil menções no Twitter brasileiro), apesar de sua elogiada atuação no drama policial "Uncut Gems", o ator norte-americano Adam Sandler —que costuma chamar a si próprio de “Sandman”— não perdeu o senso de humor:

@AdamSandler “Más notícias: Sandman não é amado pela Academia. Boas notícias: Sandman pode parar de usar ternos. Parabéns a todos os meus amigos que foram indicados, especialmente à mamãe.”

Na foto postada por ele, a atriz Kathy Bates, indicada na categoria de melhor atriz coadjuvante por "O Caso Richard Jewell", que interpretou sua mãe no filme "O Rei da Água" (1998), da Disney Studios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.