Janio de Freitas

Jornalista

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Janio de Freitas
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

?????????????????

Golpe de Bolsonaro antes da eleição previne incerteza de impô-lo depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A situação dos adeptos de regime democrático volta à extravagância aguda. Não se tem segurança de que as forças mantidas a alto custo para assegurá-la o farão. Muito ao contrário. Fazem parte do que ameaça.

O considerado exorbitante pelas Forças Armadas, na expectativa do regime democrático a seu respeito, é que não extrapolem de sua finalidade. Respeitem a Constituição e cumpram a lei. Só. Em duas palavras definitivas: sejam profissionais.

Há 132 anos e meio, ou desde trazida a República na ponta da espada e não da pena legislativa, expectativa e frustração confundem-se. A expressão "fora da lei" é levada a alcance além de sua utilidade policial.

O presidente Jair Bolsonaro, em cerimônia no Palácio do Planalto
O presidente Jair Bolsonaro, em cerimônia no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 31.mar.2022/Folhapress

Foi literalmente à vista. Bolsonaro interrompe a leitura do ato de graça (é o termo técnico para a diferença de indulto) e enfatiza: "...que vai ser cumprido". Logo, estava advertido da provável invalidade do seu ato, por avaliação do Supremo Tribunal Federal. E informa considerar sua vontade acima da Constituição, das leis e do Supremo. Comunica o fim da ordenação legal do nosso rascunho de democracia: a ditadura, pois.

Um passo simplório, em mangas de camisa, ao lado da mulher dispersiva, debruçado na mesa. Apesar de falsa, é semana de Carnaval, o que facilita o entendimento do ato.

A partir do final de 2014, com a mentira de fraude eleitoral propagada pelo derrotado Aécio Neves (ainda não flagrado em alta corrupção), não há crise institucional e política: a instabilidade e a degeneração do regime são crônicas. Estão em seu oitavo ano sem encontrar resistência. O regime nem precisa mais de fato relevante para seus saltos degradantes. Invertida a segurança da integridade constitucional, o mínimo é suficiente.

A atual agressão golpista pode ser item de um roteiro, mas vem de uma insignificância política. O ex-PM Daniel Silveira não tem importância alguma para Bolsonaro. É só um gorila a mais. Com uma condenação à sua espera, provocou no Supremo um julgamento, esse sim, de interesse para o golpismo. Seria coisa banal, um incitador de insubordinações criminosas levado a julgamento. Agendada a respectiva sessão judicial, porém, Bolsonaro retomou os ataques ao Supremo e ao Superior Eleitoral. Preparação, na certa.

Advertidos da provável recusa jurídica ao ato de graça, é claro que Bolsonaro e os autores da ideia programaram o segundo tempo: sua resposta à resposta pública e judicial ao decreto abusivo. Não sendo esse passo vindouro a aceitação do que o Judiciário ou o Congresso formalize sobre o ato, seria difícil Bolsonaro sustentar, só com o movimento bolsonarista, o avanço que cometeu, rumo à ditadura. Mesmo que as PMs o sigam.

Nessa circunstância, a nenhum lado cabe dúvida do dever constitucional das Forças Armadas. A dúvida é se mais uma vez não o cumpririam. Repete-se um suspense já muito vivido. Por uma vez vencido pela legalidade, que se impôs com um levante heroico, dos gaúchos, ao golpismo ressurgido da renúncia de Jânio Quadros. O golpismo de Bolsonaro avança, no entanto, em momento de complexidade nova.

Os militares, em particular os do Exército, estão indignados e perplexos com a massa de críticas que expõem um conceito público demolidor da sua autoimagem de vestais onipotentes e admiradas. Ao longo de muitas décadas, têm negado a história com ficções que enaltecem suas ações abusivas de poder, inclusive quando criminais, e inexiste negação honesta das críticas.

A esse estado insalubre sobrevém a revelação do reconhecimento por generais, no Superior Tribunal Militar durante a ditadura, de torturas e massacres por militares, em dependências das Forças Armadas. Para não se mostrar, a ira de generais de hoje recorre ao deboche primário. Mas, com certeza, não se atenua, nem civiliza.

Muitos desses militares, a maioria dos que sinalizaram posição política, são mais identificados com Bolsonaro que com a Constituição e o regime democrático. Também é reconhecível uma observação já exposta aqui: para Bolsonaro, o golpe antes da eleição previne a situação incerta de impô-lo para obter o negado pelas urnas. O que, aplicado ao avanço de Bolsonaro contra a Constituição e o que restava de prática de democracia, leva a este resumo da situação: ???

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.