João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu Oscar 2024

Tudo compreender não é tudo perdoar

Diversidade de culturas é a confirmação empírica do relativismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O relativismo tem mau nome em certos círculos. Não deveria. Tudo é relativo, diz o povo, e com razão. Metade da razão. Basta conhecer o mundo para ver que culturas diferentes têm formas diferentes de viver.

Aliás, não é preciso conhecer o mundo: em qualquer cidade cosmopolita, a diversidade de culturas é a confirmação empírica desse relativismo. Não tem mal se hindus evitam comer filé ou se judeus e muçulmanos não comem porco. Já eu, com verdadeiro espírito ecumênico, como filé e porco.

Mas existe outro tipo de relativismo que não se fica pela diversidade cultural. É o tipo de relativismo que parte da diversidade para afirmar, destemido e orgulhoso, que não existem valores morais universais.

Nós fazemos as coisas à nossa maneira. Os outros fazem as coisas à maneira deles —e não existe forma objetiva de verificar quem tem razão.

Fato: nós podemos condenar uma sociedade que lapida mulheres adúlteras ou corta os membros superiores de quem rouba. Mas até a condenação será relativa: a única coisa que podemos afirmar é que nós, aqui no nosso canto, não fazemos as coisas dessa forma.

Para nós, lapidar mulheres ou decepar ladrões é errado. Mas, no fundo, não temos o direito de impor nossos valores (imperialistas, racistas, paternalistas?) a outras culturas.

Mas será mesmo assim?

Ilustração de Angelo Abu para coluna de João Pereira Coutinho de 18 de março de 2024 - Angelo Abu/Folhapress

Ou existem certos valores que têm validade universal quando está em causa a essencial dignidade dos seres humanos?

O documentário "To Kill a Tiger", indicado ao Oscar neste ano, é um bom teste para você afinar seu sentido moral. Está disponível na Netflix.

Eis a história: num lugarejo perdido da Índia rural, uma criança de 13 anos é estuprada por três homens. O que fazer?

O tratamento habitual para esses casos é obrigar a vítima a casar com o criminoso (ou um dos criminosos). É a única forma de limpar a "desonra" que a jovem trouxe à família, como dizem as velhas da aldeia.

Uma pessoa escuta essas teorias e não pode deixar de perguntar quantas daquelas velhas não estarão falando por experiência própria. Mas divago.

Não são apenas as velhas que defendem a tradição. As autoridades oficiais da terra alinham pela mesma cartilha "relativista". "Ninguém é mais importante que a comunidade", diz um deles, para quem o casamento é a única forma de trazer "harmonia" ao lugar.

Além disso, até que ponto a jovem não foi parcialmente culpada? "Isso aqui não é o Ocidente", diz a advogada de defesa dos criminosos, atirando para cima da menor a responsabilidade pelos instintos selváticos dos seus clientes.

Para surpresa e pânico de todos, o pai da vítima discorda. É um homem pobre, semiletrado, que cultiva o campo para arrancar o sustento da família. Nunca terá escutado a palavra "relativismo" na vida.

Mas ele sabe que o conceito é repulsivo. Ele sente que deve ser feita justiça, recusando o casamento forçado e levando o caso aos tribunais do estado.

Como ele afirma para as câmeras, é a única forma de manter a cabeça levantada. Nem que para isso tenha de "matar o tigre" sozinho.

A aldeia entra em alvoroço. O pai é ameaçado pelos vizinhos, que não compreendem a originalidade da atitude. Toda família é ostracizada. Como único apoio, tem apenas uma ONG que defende os direitos das mulheres num país onde há uma violação contra elas a cada 20 minutos. E essas são as violações oficialmente reportadas.

Não conto o desfecho da saga. Mas conto a lição principal: tudo compreender não é tudo perdoar, ao contrário do que defendem os relativistas.

Sim, epistemologicamente, sou capaz de compreender como foi possível a escravidão ou o Holocausto. Sou capaz de entender como certos valores —o racismo, o antissemitismo, o eugenismo— podem produzir certos resultados.

Mas nada disso desculpa moralmente essas sociedades.

O que é válido para o Ocidente é válido para qualquer continente, país, região ou lugarejo onde existam seres humanos submetidos à violência e ao abuso. Exceto se partirmos do pressuposto de que nem todos os seres humanos são iguais.

Ironicamente, acreditar nessa falácia é repetir os velhos vícios que sempre justificaram a opressão dos mais fracos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

1

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.