Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

Incapaz de provar seu ponto, movimento antivacina busca semear a dúvida

Questionar eficácia dos imunizantes sem crivo técnico é socialmente desastroso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atitude cética é fundamental para o avanço do conhecimento. Se estamos confortáveis com nossas crenças, o progresso é impossível ou só virá depois que a realidade aplique golpes duros.

Grande parte da ciência é exatamente isso: procurar problemas nas teses estabelecidas, extrair previsões delas para falseá-las, identificar inconsistências, encontrar explicações que possam reabilitar teorias já descartadas.

Uma possível reação fatal a uma vacina, por exemplo, merece a atenção dos especialistas e os debates que a cercam: será que a morte foi causada pela vacina? Será que a vacina agravou um quadro preexistente que explica a morte? Qual a probabilidade que devemos atribuir a essa possibilidade? Por mais sólido que seja nosso conhecimento, a certeza nunca é absoluta.

No campo do conhecimento, colocar as próprias certezas em dúvida é sempre salutar. Na esfera prática, no entanto, é preciso agir. E essa ação se baseia em alguma crença, melhor ou pior embasada. Se, no momento da ação, a colocamos em dúvida, não iremos agir. Na esfera prática, o ceticismo é paralisante.

No debate público amplo, longe dos redutos de especialistas, a discussão tem, via de regra, uma finalidade prática: influenciar a conduta dos indivíduos, das organizações ou dos governos.

Qual é o valor, para o conhecimento humano, de se enganar um leigo usando argumentos facilmente refutáveis por um especialista, não raro com informações falsas, e persuadi-lo de que as vacinas guardam efeitos colaterais perigosíssimos? Nenhum. Mas essa prática teve impacto direto na condução de política pública: fez o governo tentar impedir a vacinação de adolescentes.

A tática é manjada desde que a indústria do cigarro se mobilizou para impedir restrições ao tabaco desde os anos 1950: se for difícil defender o seu lado, basta semear a dúvida sobre o lado contrário.

Qualquer fiapo de possível evidência contrária ao consenso científico serve, não para realmente mudar o estado da questão junto aos especialistas, mas para confundir o grande público e justificar que nada seja feito. Esse “ceticismo” seletivo é hoje empregado pelos lobbies de diversas indústrias: para desacreditar o aquecimento global, para combater restrições a pesticidas etc.

É o que vemos hoje com o movimento antivacina por parte dos militantes bolsonaristas. Incapazes de realmente apresentar dados contrários à vacinação, limitam-se a colocar em dúvida a política nacional, tentando reduzir ao máximo possível a confiança da população nos imunizantes, agarrando-se a cada fato que possa enfraquecer a confiança popular, mesmo que ele seja espúrio.

Teria sido a coisa mais fácil do mundo para Bolsonaro —populisticamente— abraçar a vacinação desde o primeiro momento e se vender como o Capitão Vacina. Não o fez. Pelo contrário, ele e seus influenciadores continuam propagando desinformação.

Talvez o grau de loucura conspiratória de seu eleitorado limite as ações possíveis do governo. Ele se queimaria junto a seus eleitores se resolvesse defender enfaticamente a vacinação. Quem dera tivessem demonstrado o mesmo “ceticismo” com a cloroquina.

Num ambiente acadêmico, questionar a eficácia e os riscos da vacina é bem-vindo, mesmo que esse questionamento acabe sendo, ele próprio, rebatido. Fazê-lo diretamente junto à opinião pública, sem passar pelo crivo da discussão técnica, baseado numa suposta capacidade do cidadão médio de avaliar evidências científicas de uma área que ele desconhece, é intelectualmente desonesto e socialmente desastroso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.