José Henrique Mariante

Engenheiro e jornalista, foi repórter, correspondente, editor e secretário de Redação na Folha, onde trabalha desde 1991. É ombudsman

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

José Henrique Mariante
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Um ano difícil para a Folha

De Risério à 'Gastança', sobraram motivos para leitores baterem no jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Janeiro. "Não recebi a edição de hoje 01/01/2022 nem a do dia de Natal." "Para nós é impossível subir no telhado para pegar o jornal." "Qual é o problema de vocês com a expressão 'cidadão de bem'?" "Diante do assustador artigo do Sr. Antonio Risério, venho lhe fazer uma pergunta objetiva: a Folha é racista?" "Não posso ajudar a sustentar um jornalismo que tem mais moderação nos espaços de comentários do que na seleção dos artigos." "Que vergonha, Folha." "Como assinante, manifesto o meu total apoio ao abaixo-assinado dos jornalistas."

Fevereiro. "Creio que a Folha falhou (desculpe o trava-língua) nessa cobertura." "Não dá para escrever isso de maneira mais simples?" "O orçamento secreto continua secreto na Folha." "Como a gente fica sabendo o final da história? Telefono para o repórter? Pergunto para o ombudsman?"

Março. "Aliás, esse assunto deixa claro que a Folha tem lado." "Entretanto, o título e a linha fina não correspondem ao texto e muito menos à realidade." "O que motiva o jornal a requentar um assunto que foi foco de delação premiada?" "Onde está o jornalismo investigativo do jornal? Não se investiga só no Google." "Acho muito injusto aquele que paga 'mais' pela assinatura mensal deste diário receber 'menos'." "Lamentável é ver que a Folha se acovarda e prefere sempre um tom blasé, escondendo-se sob o manto da imparcialidade."

Abril. "Dentro da Folha eu só conheço o Janio de Freitas, que nunca foi domesticado." "Será que vai ser igual ao orçamento secreto, que a Folha ignorou por meses até mencionar pela primeira vez?" "A Folha também tem um passado de malfeitos, de embarques em canoas furadas, como o apoio às políticas neoliberais de Temer e Guedes, ao lavajatismo, à ditadura militar." "Por favor, não matem a rainha!" "Muito triste constatar que a Folha ainda prefere o Bozo à democracia." "Recebi um exemplar do Estadão, não o da Folha!"

Maio. "Doria tem mais espaço do que o terceiro colocado nas pesquisas." "Que a Folha cada vez mais cede às pressões do identitarismo e da cultura do politicamente correto não é novidade nenhuma." "A manchete não seria 'Policiais rodoviários federais matam homem asfixiado?'" "A Folha está insistindo que Lula não foi inocentado." "Continuo achando que a Folha será julgada por historiadores do futuro como omissa, por não ter pedido o impeachment do psicopata." "A matéria que trata Guedes como vítima do Bolsonaro é uma piada de extremo mau gosto."

Ilustração de um bloco de notas cinza com espiral na parte superior. Está escrito "FOLHA" na parte inferior da capa com um buraco na letra O. Há duas folhas destacadas e um pouco deslocadas para o lado do bloco. O fundo é todo branco.
Carvall

Junho. "Precisamos do Guia de volta, como sempre foi. Faz uma falta imensa!" "Inaceitável a quantidade de palavras chulas utilizadas na sobredita coluna." "É absolutamente caricata a representação do que se apresenta como esquerda e direita." "Uma cobertura pouco crítica ou não crítica o suficiente ao pior governo da história." "A Folha em transe." "O país no caos, 33 milhões passando fome, ministro sendo preso, o governo criando milhões de fake news sobre inúmeros problemas, várias cortinas de fumaça, e a Folha buscando entrevista com Cesare Battisti."

Julho. "Eu preciso dizer que me impressiona como a Folha tem comprado com grande facilidade as declarações dos representantes do poder público." "A palavra desastre é excelente para atrair os leitores, mas é aquecimento global." "Meu pai não tem mais o que ler, pois era um leitor assíduo do Agora." "A Folha não chama a PEC de 'Medo do Lula'".

Agosto. "Acho que a Folha está começando a fazer o mesmo que fez nas eleições de 2018." "Uma coisa é uma colcha de retalhos de ideias e opiniões de forma caleidoscópica. Outra coisa é... racismo." "Se tímida e tardiamente a autocrítica do PT começa, a da imprensa brasileira, com vários golpes no currículo, ainda demora." "Até o JN foi melhor que vocês."

Setembro. "O senhor vê alguma explicação plausível para a excelente reportagem do UOL não ter merecido destaque no jornal?" "Até quando a Folha vai nos perturbar com os artigos inúteis, preconceituosos, machistas, grosseiros e repletos de desinformações que esse homem escreve?" "Não acredito nisso, até porque os comentários das minhas filhas, que são comunistas, não são bloqueados." "No 7 de Setembro, quem pautou foi o presidente." "O jornalismo morreu, então vamos entreter o público." "Essa matéria parece um release, até a foto é bolsonarista."

Outubro. "Os erros do Datafolha demonstram tentativa de induzir o eleitor." "BOLSONARO GANHARÁ NO PRIMEIRO TURNO PARA O AZAR DE VOCÊS." "Vivemos à beira de uma ditadura e, ao invés de a Folha se postar ao lado da democracia, prefere cobrar quais serão as ações na economia de um próximo governo petista." "É aterrorizante iniciar um domingo com um editorial distópico e impertinente da FSP." "Onde está o editorial para contestar a abominável atitude do TSE?"

Novembro. "Não era orçamento secreto? Por que agora são emendas do relator, dias após as eleições?" "Já passou da hora de a Folha entender que golpismo não é opinião." "A Folha já começa a insuflar sua derrubada, como fez em passado recente com mandatária também eleita pelo povo"¦" "O viés anti-Lula do jornal já está alcançando o limite da desonestidade." "A guinada da Folha para a direita é radical. Os últimos editoriais são repulsivos. Não me lembro de ler nada parecido em 2018, no pós-eleição do presidente Bolsonaro." "Parte da normalidade envolve este jornal meter o pau no PT, como sempre fez."

Dezembro. "A Folha continua, como nos últimos quatro anos, sendo tchutchuquinha com o Bolsonaro e a direita e tigrona com Lula e a esquerda." "Transição e golpismo no Brasil, protestos na China, guerra na Europa e o grande acontecimento é a vitória da Argentina na Copa?" "Considero Janio uma verdadeira instituição no jornalismo nacional. Acho que a Folha perde parte de sua alma ao demiti-lo." "Como ficar sem Janio e Marcelo Coelho? A leitura da Folha era essencial na formação de um pensamento crítico. O jornal se torna indigesto." "Estou começando a achar que 'gastança' é ser assinante da Folha." "A 'gastança' se deu nos milhões desviados para uma campanha presidencial criminosa, para as medidas secretas do relator, para o cartão corporativo de Jair Bolsonaro com sigilo de 100 anos." "É impressão minha ou a Folha está querendo acabar com o jornal?" "Bom Natal e um 2023 melhor do que 2022."

Pausa

A coluna volta em 22 de janeiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.