José Manuel Diogo

Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, é fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

José Manuel Diogo

Por que investidores brasileiros não devem temer fazer negócios em Portugal

Deixar de investir no país luso alegando que ele é inseguro juridicamente não é razoável nem verdadeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lembro daquela história em quadrinhos em que Asterix pergunta a Geriatrix, o mais velho da aldeia, se este gosta de estrangeiros. A resposta foi imediata: "Eu não tenho nada contra estrangeiros, mas esses estrangeiros não são da nossa terra."

Fazer negócios em Portugal é fácil e tudo corre bem? Não. Mas deixar de investir em Portugal alegando que o país é inseguro juridicamente ou que os investidores correm riscos políticos de perder seus investimentos por conta de alterações radicais nas regras tributárias não é razoável nem verdadeiro.

Porto de Lisboa visto a partir do Rio Tejo - Patricia de Melo Moreira - 3.set.23/AFP

Dados para refletir. Banco Mundial, 2022. Crescimento anual do PIB (%): Brasil, 2,9; Portugal, 6,7. Desemprego (% da força de trabalho): Brasil, 9,5; Portugal, 5,8. Inflação anual, preços ao consumidor (%), Brasil, 9,3; Portugal, 7,8.

Índice de Liberdade Econômica, Heritage Foundation, 2023. Brasil, 127ª posição; Portugal, 30ª, entre 18 3 países. Neste reputado índice, Portugal supera o Brasil em todos os indicadores: saúde fiscal, integridade do governo, carga tributária, eficácia jurídica, proteção aos direitos de propriedade, eficiência regulatória e abertura de mercado. É mesmo a economia, gente!

Na verdade, quando se pensa em investir, em Portugal ou em qualquer outro lugar, é necessário atender —sempre— a duas regras básicas. Primeira: "em Roma seja romano". Segunda: nunca pretenda fazer-se passar por local.

O principal erro que o investidor pode cometer quando chega a um novo ecossistema é esquecer essa condição primordial —um estrangeiro, por mais anos que viva em outro país será sempre um estrangeiro, e nunca deve esquecer isso.

Saber-se estrangeiro é condição sine qua non para mais tarde ser aceito entre pares e ser considerado um parceiro confiável. Quem já empreendeu em outro país sabe disso.

O que mais aterroriza os locais são aqueles forasteiros que "chegam chegando", sem falar com "indígenas", cavalgando milhões e se comportando como se o território fosse virgem e nunca ninguém antes lá tivesse feito nada. Já ouvi essa história antes vezes sem conta.

Invista! Mas observe as diferenças e estude a cultura. Portugal ostenta um ambiente de negócios mais do que favorável. Afinal, estamos falando de um país da União Europeia, com uma economia estável, infraestrutura de primeira e um ambiente burocrático muito menos kafkiano do que o brasileiro.

Procure apoio local em entidades credíveis e se prepare para as nuances de um mercado diverso e cheio de oportunidades. Da próxima vez que pensar em investir fora do Brasil, considere Portugal não como um risco, mas como uma oportunidade rica e plena de potencial.

O medo é o maior inimigo do sucesso, mas, no país luso, atendidas as devidas diligências e consolidadas as parcerias certas, o céu é o limite.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.