Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Descrição de chapéu União Europeia

PIB de Portugal cresce 6,7% em 2022, valor mais alto em 35 anos

Apesar do bom resultado, país encerrou o ano com a inflação mais alta desde 1992

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Números preliminares do INE (Instituto Nacional de Estatística) de Portugal indicam que o PIB (Produto Interno Bruto) do país cresceu 6,7% em 2022, sendo este o valor "mais elevado desde 1987".

O resultado está em linha com as previsões recentes do ministério das Finanças e de analistas do setor, mas superou as estimativas do FMI (Fundo Monetário Internacional), que projetavam um crescimento de 6,2%,

Em 2021, a economia lusa aumentou 5,5%, após ter passado por uma queda histórica de 8,3% em 2020, por conta dos efeitos da pandemia da Covid-19.

Pedestres caminham na Praça do Comércio, no centro de Lisboa, um dos símbolos do turismo em Portugal; bom desempenho do setor favoreceu alta do PIB lusitano
Pedestres caminham na Praça do Comércio, no centro de Lisboa, um dos símbolos do turismo em Portugal; bom desempenho do setor favoreceu alta do PIB lusitano - Patricia de Melo Moreira/AFP

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, demandas internas e do exterior ajudaram a economia do país a ultrapassar o cenário internacional adverso. O instituto assinala ainda uma aceleração do consumo privado, mas com abrandamento de investimentos.

Foi registrada ainda uma "aceleração em volume das exportações de bens e serviços e uma desaceleração das importações".

O ministro das Finanças, Fernando Medina, comemorou publicamente o resultado.

"Significa que, na comparação internacional, nós fecharemos o ano de 2022 com uma taxa de crescimento que será sensivelmente o dobro do que se registra na zona euro. Colocará Portugal como um país que no final de 2022 já recuperou bem dos níveis pré-pandemia. Por isso, estamos 2,6% acima dos níveis da pandemia de 2019, o que não acontece com outros países", afirmou, e entrevista à agência Lusa.

Apesar do resultado, o país enfrenta também um cenário de alta de preços e de grave crise no mercado de habitação.

A inflação começou a desacelerar em novembro, mas Portugal encerrou 2022 com uma taxa de inflação média de 7,8%, o maior valor em 30 anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.