José Manuel Diogo

Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, é fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

José Manuel Diogo

Brasil dá cartada de mestre em convites para G20

Convidar Portugal e Angola fomenta novas parcerias, reforça laços estratégicos e representa visão estratégica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao convidar Portugal e Angola para participarem como observadores no G20, o Brasil claramente se posiciona como líder inequívoco do mundo lusófono. Este gesto simboliza mais do que uma mera cortesia diplomática; é uma demonstração de liderança e influência dentro da comunidade de países de língua portuguesa. Mas os convites restantes mostram sobretudo um Brasil inteligente e global.

Em primeiro lugar, a lusofonia. Convidar Portugal e Angola, países costeiros e atlânticos, mostra inequivocamente que os laços históricos e culturais que o Brasil compartilha com essas nações não são apenas passado romântico; representam uma visão estratégica de um futuro onde, um oceano e três continentes, falam em português ao mais alto nível da geopolítica mundial.

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Angola, João Lourenço, durante encontro em Luanda - Ricardo Stuckert/Presidência do Brasil - 25.ago.23/AFP

Mas esta é uma escolha que ultrapassa em muito os limites do simbolismo. Ao incluir Portugal (e também a Espanha), o Brasil fortalece sua ponte com a União Europeia, colocando em saia justa o presidente francês, Emmanuel Macron, que exerce uma influência negativa à efetivação do acordo do Mercosul. A presença dos países ibéricos, que somados, em área e população, equivalem mais ou menos às da França, é uma forma de equilibrar as negociações e realinhar interesses.

Depois, a inclusão de Angola não é só uma questão de língua. Os angolanos são uma potência crescente na África, e a escolha reafirma a influência do Brasil no continente africano, um mercado emergente de imenso potencial. Esta ação não apenas reforça a política externa brasileira na África, mas também alinha o Brasil com as nações africanas em desenvolvimento, que são, muitas vezes, marginalizadas nas discussões econômicas globais.

Os outros convites, cirurgicamente endereçados a Egito, Emirados Árabes Unidos, Nigéria, Noruega e Singapura, refletem uma abordagem madura e abrangente, mostrando uma interpretação sagaz do atual momento do mundo e uma intenção de diversificar alianças e de se posicionar como um mediador flexível e aberto a novas perspectivas. Mostram uma visão brasileira do mundo.

No cerne destas escolhas, está o reconhecimento de que os desafios globais contemporâneos exigem uma colaboração transnacional inclusiva. Seja na esfera da economia, do meio ambiente ou mesmo da saúde pública, o Brasil demonstra maturidade e uma compreensão de que soluções efetivas exigem uma mesa diversificada, com vozes de todas as partes do mundo.

Na verdade os convites para o G20 são uma cartada diplomática de mestre. Com essas escolhas o Brasil não só reforça seus laços históricos e fomenta novas parcerias como se posiciona decisivamente como um ator global perspicaz e engajado, consciente dos múltiplos equilíbrios de poder no xadrez mundial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.