Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Apesar de ser imprevisível, tudo se encaminha para bicampeonato palmeirense

Único caminho que leva a título brasileiro é rejeitá-lo com tanta antecipação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aconteceu no Linha de Passe, da ESPN, na segunda-feira (20) passada: dois jornalistas, segundo Felipão, “que precisam garantir seus empregos”, vaticinaram ser o Palmeiras tão mais forte a ponto de poder comemorar o bicampeonato.

Arnaldo Ribeiro foi um deles e este colunista o outro, prontamente rejeitados pelos colegas Gian Oddi e Mauro Cezar Pereira, na mesma mesa, sob o sólido argumento de ser muito cedo, com o campeonato, então, com apenas cinco rodadas.

Impossível não dar razão a ambos, assim como nada mais óbvio que aceitar a prudência do treinador palmeirense, mesmo com justificativa tão rasteira.

O jogador Gustavo Gómez, do Palmeiras, comemora gol de pênalti na vitória contra o Botafogo pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro
O jogador Gustavo Gómez, do Palmeiras, comemora gol de pênalti na vitória contra o Botafogo pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Ora, só faltava ao técnico cantar vitória prematuramente.

Houve também quem levasse ao pé da letra, quase ofendidos, a previsão dos dois desmiolados jornalistas.

Nestes tempos em que o ministro da Economia chantageia ao ameaçar ir embora do governo se a reforma da Previdência não passar como deseja, brincar com coisa tão séria como o futebol beira mesmo a irresponsabilidade.

E não importa se, na sexta rodada, o Palmeiras fez do Botafogo nova vítima, atingiu 29 jogos invictos no Brasileiro e livrou já quatro pontos sobre o vice-líder Atlético.

Afinal, o futebol é imprevisível e nada impede uma reviravolta ou até mesmo que um tsunami atinja a Água Branca para desbotar o verde, a cor da inveja, como se sabe.

Cautelosos, ou temerosos, ou supersticiosos, os torcedores alviverdes atribuem tais chutes ao desejo de secar o Palmeiras.

Tanto é verdade que a vitória sobre o Botafogo, no Mané Garrincha majoritariamente paulista, se deu por apenas 1 a 0 e com pênalti assinalado pelo VAR.

Bem assinalado pelo VAR, registre-se, mas que vira ponderação para diminuir o triunfo.

Pouco importa se a vitória pela chamada contagem mínima não traduziu a esmagadora superioridade palmeirense.

Por que alguém imagina que o Palmeiras vá ficar sem perder o campeonato inteiro?

É claro que não!

Verdade que em 2017 o Corinthians terminou o primeiro turno sem derrota e, no ano passado, o Palmeiras repetiu a façanha no segundo.

O colunista fala apenas por si e não consultou o companheiro Arnaldo sobre se ele mantém tão enlouquecida previsão.

(Mas promete que o fará nesta noite, no mesmo programa).

Mantenha ele ou não, o colunista reafirma: tudo se encaminha para o Palmeiras ganhar mais um Brasileiro com o pé nas costas, tão grande é a diferença de seu elenco em relação aos demais concorrentes.

O que não vale nem para a Copa do Brasil, nem para a Libertadores, torneios em sistema de mata-mata e sujeitos aos acidentes de percurso.

Na maratona do Campeonato Brasileiro, onde a regularidade e o fôlego estabelecem a disparidade entre os competidores, o Palmeiras é favoritaço, para usar o neologismo consagrado pelo mesmo Arnaldo.

Negar a evidência é, digamos, igualmente tão sem sentido como antecipar a conquista esmeraldina.

De resto, o dia em que for proibido projetar resultados em quaisquer esportes, passaremos apenas a comentar obras feitas.

E que fique claro, se é que é preciso fazê-lo: constatar a superioridade abissal do atual campeão brasileiro está muito longe de considerar o futebol apresentado pelo líder como suficiente para agradar paladares mais exigentes.

Coisa para Felipão cuidar em vez de avaliar o que jornalistas precisam fazer para manter seus empregos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.