Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Nação rubro-negra vive tensa expectativa

Torcedores do Flamengo estão à espera do Dia do Fico de dois ídolos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais dois anos e lembraremos, em 9 de janeiro, o bicentenário do Dia do Fico, aquele em que o príncipe regente D. Pedro desobedeceu as ordens da matriz lusitana e resolveu permanecer no país. Daí para o 7 de setembro de 1822 foi um pulo, e ele logo proclamou a independência do Brasil.

Se foi ruim ou bom são outros 500, mas até hoje há quem pregue e espere a volta da monarquia.

Ficar ou não ficar é quase um ser ou não ser.

Dúvida individual entre ir ou não ir.

Quando vontade coletiva, voltada para alguém que se quer que fique, ou vá para bem longe como certos obscurantistas fascistoides.

Os santistas queriam a manutenção de Jorge Sampaoli, não deu certo, e agora torcem para, daqui a um ano, quererem a permanência de Jesualdo Ferreira —e que ele não seja tão enigmático como o conterrâneo Jorge Jesus.

A maior torcida brasileira roga: JJ, fique.

Jorge Jesus, vestido de terno, com a medalha de comendador
O técnico Jorge Jesus é conhecido pela enorme vaidade - Giuliana Miranda - 30.dez.19/Folhapress

Ele retribui com palavras gratas ao tratamento dado pela nação, mas parece se achar mais importante que o clube da Gávea e brinca de vir e ir.

Enquanto isso, Sampaoli costeia o alambrado, à espera de algo inesperado para já ou, talvez, para maio, quando termina o contrato do português.

Os jornalistas da Terrinha (atenção: expressão carinhosa e aqui usada por neto de avó materna de Trás-os-Montes) que o conhecem, e admiram, há mais tempo dizem ser colossal a vaidade de JJ e ele ter a característica de estressar seus grupos.

Em meio ano de ótimos serviços prestados ao time rubro-negro, a vaidade ficou clara, mas, em vez de grupo estressado, ele montou foi uma equipe forte e confiante, "em outro patamar", no dizer simplório, e verdadeiro, de Bruno Henrique.

Vaidade dentro de limites não chega a ser pecado, principalmente se não se transformar em arrogância.

Jorge Jesus deve entender que sua inestimável contribuição ao Flamengo, por maior que tenha sido, e foi, ainda é menor que a contribuição do clube a ele. Jamais estaria passando por sua cabeça eventuais convites da dupla de gigantes espanhóis, Real Madrid e Barcelona, não fosse o destaque obtido pelas conquistas flamenguistas.

E quando diz preferir a Espanha à Inglaterra, não é porque Madri e Barcelona ficam um pouco mais perto de Lisboa, mas porque omite a razão principal da preferência, o fato de não falar inglês, pecado mortal para o europeu —e a mesma barreira também para os monoglotas treinadores brasileiros, entre outros motivos.

Se não bastasse a dúvida sobre o futuro do misterioso Jesus, e ser preciso vê-lo desembarcar no aeroporto do Galeão para dissipá-la, há ainda Gabriel Barbosa, o Gabigol.

Depois de quebrar a cara ao ir para Inter e Benfica, e brilhar ao voltar para Santos e Flamengo, o artilheiro sente a vontade de tentar novamente. É compreensível, embora o mais sensato seja ficar, amadurecer, tirar a máscara, diminuir o nível de irresponsabilidade em campo, lutar por vaga na Copa do Mundo e, depois de virar adulto, buscar novos espaços onde quiser.

Registre-se a atitude da direção rubro-negra ao buscar possíveis substitutos à altura de Gabigol e a confiança absoluta na volta de JJ, pelo menos até maio.

Lembremos, no entanto, na gestão anterior, do colombiano Reinaldo Rueda, que acabou por deixar o Flamengo a ver navios.

Que JJ seja leal e, como Pedro, não o Rocha que já está, mas o de Alcântara, fique.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.