Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Futebol Internacional

Torcida do Liverpool ensinou ao Planeta Bola qual é o limite da rivalidade

Canção dedicada a Cristiano Ronaldo é lição sobre ser adversário sem ser inimigo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Inglaterra a maior rivalidade no futebol não se dá entre dois clubes londrinos, nem entre os dois de Manchester, muito menos entre os dois de Liverpool.

A maior rivalidade no Reino Unido acontece entre os dois maiores campeões nacionais, o Manchester United, com 20 títulos, e o Liverpool, com 19.

A distância entre as duas cidades é pequena, cerca de 60 quilômetros, mas a rivalidade é enorme.

O chamado North West Derby nasceu em 1894, ocorreu pela 209ª vez na última terça-feira (19), na cidade dos Beatles, e terminou com a vitória dos Reds por 4 a 0.

O que não teve importância maior, embora tenha colocado o Liverpool na liderança da Premier League, dois pontos à frente do Manchester City, o rival local do United.

O Liverpool, de Salah, foi amplamente superior - Oli Scarff - 19.abr.22/AFP

A nós, brasileiros, poderia ocorrer a possibilidade de marmelada, para dificultar a vida do City que, nos últimos anos, tomou a hegemonia do United. Mas nem pensar!

Os torcedores do United preferem ver os vizinhos em festa do que os habitantes de Liverpool.

Repita-se, no entanto, nada disso teve a menor importância diante do que fizeram os torcedores no estádio de Anfield.

Aos sete minutos do jogo, a torcida vermelha entoou em alto e bom som a música "You’ll Never Walk Alone", que embala o time desde 1963. Mas não para o time, que já vencia por 1 a 0.

A canção foi dedicada ao maior jogador do maior rival, Cristiano Ronaldo, o CR7, ausente do clássico.

O extraordinário craque português amargava o luto pela perda, no parto, do menino gêmeo que viria junto com a irmã no dia anterior ao clássico.

"É com a mais profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso bebê. É a maior dor que quaisquer pais podem sentir. Só o nascimento da nossa bebê nos dá forças para viver este momento com alguma esperança e felicidade. Gostaríamos de agradecer aos médicos e enfermeiros por todo o cuidado e apoio disponibilizados. Estamos devastados e pedimos privacidade neste momento tão difícil. Você é o nosso anjo. Vamos te amar para sempre", escreveu Cristiano.

Pois a torcida adversária não o deixou caminhar sozinho e com ele se solidarizou numa cena das mais belas e tocantes já vivida num estádio de futebol.

Torcedores do Liverpool entoaram canção aos sete minutos, referência à camisa usada pelo rival Cristiano Ronaldo - Oli Scarff - 19.abr.22/AFP

Impossível vê-la, ou revê-la, sem se comover.

Uma lição sobre ser adversário sem ser inimigo, de humanismo acima de rivalidade, de solidariedade além da competição.

Deu até a sensação de que a humanidade tem jeito.

Já no Brasil...

Por aqui, no país em que o filho do presidente da República tentar fazer graça com a tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão, e em que o vice-presidente da República minimiza a constatação gravada no Superior Tribunal Militar que deu conta do conhecimento dos ministros, generais, almirantes e brigadeiros, da existência das sevícias de prisioneiros que deveriam estar sob a proteção do Estado, Flamengo e Palmeiras jogarão com torcida única no Maracanã, distante 400 quilômetros de São Paulo.

A direção rubro-negra devolveu a atitude da alviverde em Campeonato Brasileiro passado.

Daí parecer a História da Carochinha a ideia da Liga Brasileira de Clubes de Futebol.

Porque se por aqui a cartolagem paulista não se entende com a carioca que não se entende com a mineira que não se entende com a gaúcha, como esperar o dia de todos se sentarem à mesma mesa?

Melhor esperar sentado e mostrar Liverpool à cartolagem que nos assola há décadas.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto dizia que a distância entre Manchester e Liverpool é de 321 quilômetros. São cerca de 60 quilômetros que separam as cidades.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.