Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Itália

Real Madrid e Manchester City, os pagadores de promessas

Em Madri, jogadores dos dois times cumpriram tudo o que prometeram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O 1 a 1 no Santiago Bernabéu não decidiu nada, deixou tudo para a quarta-feira (17), em Manchester.

Era para ser isso mesmo. O jogo do ano ter apenas 90 minutos seria pouco para nosso apetite.

Terá os esperados 180, e se Kevin De Bruyne e Vinícius Júnior, para citar só dois dos protagonistas da partida em Madri, repetirem o que fizeram no empate, estaremos saciados.

Gol de Kevin De Bruyne, do Manchester City, na partida Real Madrid 1 x 1 Manchester City, em Madri - Javier Soriano - 9.mai.23/AFP

A tensão irradiada pelo gramado, televisionada para o mundo e socializada nas arquibancadas, já teria sido suficiente para fazer sensacional o clássico entre os times espanhol e inglês, disputado com a inteligência de enxadristas (o que é Gündogan?), a frieza de golfistas (o que é Modric?), a habilidade de bailarinos (o que é Vinicius Junior?) e a pontaria de atiradores de elite (o que é De Bruyne?).

Tudo isso diante de um paredão de cada lado, Courtois e Ederson, embora o 1,88m do brasileiro pareça pouco diante dos 2m do belga.

O brasileiro Ederson, do Manchester City, faz defesa na partida Real Madrid 1 x 1 Manchester City, no Santiago Bernabéu, em Madri - Oscar Del Pozo - 9.mai.23/AFP

Poucas vezes o andamento de um jogo, dominado pelo City por 35 minutos, mostrou com tanta clareza que quem primeiro mexeria no placar seria o Real, fruto da magia de Vini.

Como, ao inverso, é comum ver o time que se aproximava de ampliar a vantagem sofrer o empate do único pé que poderia decretá-lo, e no único espaço em que a bola poderia entrar, como o gol de De Bruyne.

Tudo planejado?

Sim, tudo, até a página 3.

Porque se Ederson não estivesse com a visão encoberta talvez defendesse o tirambaço de Vini; porque se Bernardo Silva não salvasse uma bola perdida que sairia (aliás, não saiu mesmo?) pela lateral, em esforço gigantesco, De Bruyne deixaria de vencer o conterrâneo Courtois.

Com Rodrygo, Vinicius Junior corre para comemorar seu gol no empate em Madri - Oscar Del Pozo/AFP

Nem Carlo Ancelotti nem Pep Guardiola podem planejar o que o acaso determina.

Só podem prever, e acreditem a rara leitora e o raro leitor, que os 90 minutos restantes serão ainda mais imperdíveis. Ou os 120, porque a prorrogação está no horizonte. Até mesmo pênaltis.

EM SAN SIRO

Milan e Inter passam longe da qualidade de Real e City.

Nem por isso fizeram do Dérbi de Milão espetáculo desprezível. Muito ao contrário.

Os dez primeiros minutos da Inter, quando fez 2 a 0, foram simplesmente fabulosos, e o primeiro tempo só não terminou 4 a 0 porque a trave e o VAR salvaram o Milan —a trave sem culpa, coitada; o VAR por ser intrometido, embora capaz de influenciar assoprador de apito sem personalidade.

Henrikh Mkhitaryan faz o segundo gol de seu time na partida Milan 0 x 2 Internazionale, no estádio San Siro, em Milão - Alessandro Garofalo - 10.mai.23/Reuters

Previsivelmente, o Milan voltou para o segundo tempo menos grogue, teve chances para diminuir o desastre, quase levou mais um gol —o que seria catastrófico— e saiu de San Siro respirando por aparelhos, mas vivo.

Seja como for, nem Inter nem Milan parecem poder fazer frente a Real e City.

Até a página 5.

CONSELHO À OPOSIÇÃO

Se a oposição tiver um mínimo de inteligência, deixará de convocar o ministro Flávio Dino para esclarecimentos no Congresso Nacional.

Com o que deixará de passar vergonha e ser humilhada com classe, graça, muita, e absoluto domínio dos nervos.

RITA LEE

Musa da Democracia Corinthiana, mais doce transgressora da história do Brasil, Rita Lee foi embora no dia em que Little Richards, em 2020, tomou o mesmo rumo, aos 87 anos.

Coincidência ou não, Rita Lee montou, em 1973, a banda Tutti-Frutti, título do rock que Little Richards fez o mundo cantar a partir de 1955.

Rita Lee provou todas as frutas para nos absolver, com sua alegria, de todos os pecados. Amém.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.