Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Previdência

Profissão dublê

Com caos na articulação politica, Guedes faz as vezes de negociador da Previdência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Guedes participa de audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado
Paulo Guedes participa de audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado - Pedro Ladeira/Folhapress

Da anarquia na articulação parlamentar do governo Jair Bolsonaro forjou-se um negociador improvável para a reforma da Previdência. Longe de ser um animal político, o ministro Paulo Guedes (Economia) adquiriu desenvoltura algo satisfatória diante do buraco na interlocução Executivo-Legislativo.

O presidente da República não esconde a inapetência para o jogo político. Sob as barbas de Onyx Lorenzoni (Casa Civil), que saracoteava pela Câmara na última terça (26), os deputados impuseram uma derrota desconcertante ao Palácio do Planalto, aprovando a PEC do Orçamento e engessando ainda mais o manejo das contas públicas. Demonstração de desdém ante o gesto simbólico do ministro ao atravessar a Praça do Três Poderes.

O general Santos Cruz (Secretaria de Governo), também destacado para a tarefa de promover a nova Previdência, padece de molejo no ritual de acasalamento parlamentar.

Na terça, Guedes gazeteou audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara —primeira zona de batalha da reforma— frente  ao risco iminente de malhação pública.

No dia seguinte, no entanto, falou a senadores. Mostrou de forma clara o caminho das pedras para a retomada do calendário da reforma. Conclamou o PSL, partido do presidente, a fechar questão a favor da Previdência, queixou-se da falta de relator para o tema na CCJ e criticou a balbúrdia governista na articulação.

Em 24 horas, roteiro cumprido. Guedes ainda posou para fotos com Rodrigo Maia (Câmara) depois do arranca-rabo federal entre o deputado e Bolsonaro. Apostou que agora a PEC previdenciária vai deslanchar. Passará a negociar pessoalmente demandas de parlamentares.

Na próxima terça, o ministro voltará ao Congresso. Há chance de evitar derrapagens —no Senado perdeu as estribeiras com meia dúzia de senadores e pregou peça ao ameaçar demissão se seus planos falharem. Será necessária fleuma ao dublê para lidar com plateia mais hostil e contumaz na fabricação de pautas-bomba.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.