Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A importância da vacinação contra o sarampo

Crianças desnutridas e pessoas imunodeprimidas podem ter complicações pela doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando não controladas, as doenças transmissíveis podem ser devastadoras para quem vive na pobreza e para os socialmente excluídos e marginalizados, afirma Tedros A. Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde).
 

Criança brinca com um smartphone
Crianças desnutridas e pacientes imunodeprimidos podem apresentar sérias complicações, como pneumonia e encefalite - Folhapress

Uma dessas doenças é o sarampo, que vem apresentando surtos em países das Américas. No ano passado, foram notificados 727 casos na Venezuela, 120 nos Estados Unidos e 45 no Canadá. Neste ano, até março, foram confirmados 159 casos na Venezuela, 14 no Brasil e 13 nos Estados Unidos.

O sarampo é provocado por um vírus e afeta principalmente crianças. Sua transmissão é através de gotas do líquido do nariz, boca ou faringe de indivíduo infectado. Os primeiros sintomas surgem de 8 a 12 dias após a contaminação. São eles febre alta, corrimento nasal e vermelhidão na face e pescoço, inicialmente, e depois pelo corpo.

Pessoas resistentes recuperam-se em duas a três semanas, mas crianças desnutridas e pacientes imunodeprimidos podem apresentar graves complicações como pneumonia e encefalite.

Não há tratamento para o sarampo, mas podem ser usados remédios para os sintomas. Por isso a OMS destaca a proteção que a vacina dá contra o sarampo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.