Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Os vínculos da atitude antivacinação

Psicólogo diz que o nível de educação tem pouca influência na atitude antivacinação

Há pessoas que acreditam que a morte da princesa Diana foi concebida para parecer um acidente, que o governo americano sabia anteriormente sobre o ataque de 9/11 em Nova York (permitindo que ele acontecesse), que há um grupo de elite conspirando para criar uma nova ordem mundial e que o presidente John F. Kennedy foi assassinado como parte desse plano.

Essas pessoas também são mais propensas a pensar que as vacinas são inseguras, apesar de evidências científicas demonstrarem sua eficácia, relata Matthew Hornsey na revista Health Psychology. O estudo teve por base um questionário apresentado a 5.323 pessoas de 24 países.

O psicólogo e sua equipe concluíram que o nível de educação tem pouca influência na atitude antivacinação. Ao contrário, quanto mais esta pessoa acreditar na trama sobre a morte da princesa Diana, mais atitudes negativas terá em relação às vacinas.

No Brasil, a vacinação é obrigatória segundo o decreto federal 78.231 de 12 de agosto de 1976. A diminuição do número de mortes de crianças nos últimos 40 anos por sarampo, tuberculose, difteria, tétano, coqueluche e poliomielite é a melhor prova da importância das vacinas contra essas doenças assassinas, como as denomina a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Em relação às consequências (paralisia no caso da pólio) ou mortes relacionadas à ausência de proteção pela vacina, as "fake news" desempenham um importante papel.

Como demonstram Luana Raposo M. Aps e colaboradores na Revista de Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública da USP, não há relação causal entre aplicação de vacinas e autismo, doença de Alzheimer ou narcolepsia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.