Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Uso de celular causa acidente

Lesões, em grande parte resultado de distração, são mais comuns entre mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pessoa andando pelas calçadas ou atravessando as ruas usando o telefone celular em meio a uma grande massa de pedestres é frequentemente observada nas grandes cidades.

Essa é uma das muitas causas de acidentes por distração relacionados ao uso do celular.

É o caso também de motoristas que dirigem o veículo sozinhos e não só falam ao celular como também enviam mensagens de texto, como publicado na revista American Journal of Public Health.

Sinal de trânsito alerta sobre pedestres que andam olhando os celulares  ORG XMIT: jnk
Sinal de trânsito alerta sobre pedestres que andam olhando os celulares ORG XMIT: jnk - Jonathan Nackstrand/AFP

A incidência desses acidentes e as lesões resultantes na cabeça e no pescoço estão descritas na revista científica Jama ORL-Head & Neck Surgery.

Com base em relatório das ocorrências em 2.501 pacientes atendidos em serviços médicos de urgência, 55% eram do sexo feminino. A idade mais frequente dos acidentados era entre os 13 e 29 anos de idade.

Na cabeça, o total de ferimentos (33,1%) foi de lesões nos olhos, no nariz, na boca, nos lábios, na língua, nos dentes e na orelha. Ferimentos no pescoço alcançaram 12,5% do total.

Os autores, Roman Povolotskly e colaboradores da Faculdade de Medicina Rutgers New Jersey, EUA, destacam que esses acidentes, em grande parte por distração, indicam um aumento nos últimos 20 anos.

A maioria dos acidentes foi de pouca gravidade, mas os autores insistem que a população precisa compreender os riscos associados ao uso inadequado do celular.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.