Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A tranquilidade que a vacina oferece

Mesmo com alívio emocional que imunizantes podem trazer, parte da população americana ainda recusa a vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma parte da população dos Estados Unidos continua a recusar a vacina que poderia proteger contra a Covid-19. Por isso, o presidente Biden desenvolve atualmente um novo plano de combate ao coronavírus.

Entre as várias medidas estão a obrigatoriedade da vacinação para todos os funcionários públicos. Alunos e professores das escolas realizarão testes relacionados à virose regularmente.

A necessidade dessas medidas causam estranheza. A produção de vacinas contra a Covid-19 produziu grande alívio emocional para a população americana: sentiam-se protegidos.

Na revista Plos One desta semana, Francisco Perez-Arce e colaboradores da Universidade do Sul da Califórnia, relatam a ansiedade emocional provocada pela pandemia em seus primeiros dias e a mudança sentida após a imunização parcial.

No contra-luz, profissional de saúde aplica vacina em jovem
Campanha de vacinação contra Covid no Parque do Carmo, zona leste da capital paulista - Rubens Cavallari/Folhapress

Referem os autores que a pandemia afetou o emprego e as finanças das pessoas, provocou riscos à saúde e tirou oportunidades de relacionamento que podem resultar em problemas emocionais. Foram observados níveis elevados de ansiedade.

O lançamento das vacinas melhorou o estado emocional das pessoas ao reduzir a ansiedade. A aplicação da vacina melhora a qualidade de vida e as perspectivas econômicas, permitindo que as pessoas retomem a suas atividades anteriores e se tornem socialmente mais ativos.

No período de um ano, os autores entrevistaram 8.003 adultos em suas residências. Observaram melhoria significativa sob o ponto de vista emocional resultante da primeira dose da vacina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.