Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Pré-diabetes em idosos não necessariamente aponta evolução para diabetes

Estudo publicado na Jama Internal Medicine acompanhou mais de 3.000 pessoas acima de 70 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recentemente, o mundo científico comemorou o centenário da descoberta da insulina para o tratamento do diabetes, até aqueles dias fatal para os doentes.

Neste período, os avanços progressivos para o tratamento, diagnóstico e principalmente prevenção da doença, estão registrados nas principais revistas médicas internacionais.

O mais recente progresso sobre o diabetes está no Jama Internal Medicine, com o estudo sobre a evolução de pré-diabetes em idosos.

Paciente com diabetes tipo 2 aplica insulina
Paciente com diabetes tipo 2 aplica insulina - Hannah Beier/Reuters

Segundo os especialistas da área, pré-diabetes é definido pelo resultado do exame de glicose no sangue entre o normal e o discretamente acima do normal.

Em adultos, é considerado um fator de risco para desenvolver diabetes. Mas não foi o que encontrou a professora Mary R. Rooney, da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, EUA, e colaboradores no estudo.

Eles acompanharam e examinaram durante seis anos a progressão natural nas glicemias de 3.412 idosos entre 70 e 91 anos de idade, sem diabetes.

Verificaram que a pré-diabetes estava presente em 59% das pessoas nesse grupo.

Apesar da elevada prevalência de pré-diabéticos, a morte ou a regressão para níveis normais da glicemia foi mais frequente do que a progressão para diabetes.

Conclusão dos autores: o pré-diabetes na idade avançada pode não ser um parâmetro robusto para prever a progressão para a doença diabetes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.