Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21

O impacto das alterações climáticas na inflação global

Repensar o dilema inflacionário é necessário diante do desafio das alterações climáticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leonardo Stanley

Pesquisador associado no Centro de Estudos do Estado e da Sociedade - Ceces (Buenos Aires)

O último relatório do FMI destaca os efeitos recessivos gerados pela invasão à Ucrânia sobre a economia mundial, assim como uma série de choques de oferta que vêm a marcar uma nova era inflacionária global.

Se a inflação que desencadeou a pandemia foi considerada transitória, a pressão inflacionária que se detecta agora evidencia um caráter estrutural. A economia global entra em uma nova etapa, de maior inflação.

Para certos especialistas, isto representa um déjà vu da crise petrolífera dos anos 70 que transformou a economia e as finanças internacionais. A crise marcou o declínio do keynesianismo do pós-guerra e o monetarismo surgiu como a visão dominante.

Incêndio aceso ilegalmente na reserva da floresta amazônica, ao sul de Novo Progresso, no estado do Pará, Brasil, em agosto de 2020 - Carl de Souza/AFP

Ao mesmo tempo, crescia também um interesse pelas questões ecológicas, o meio ambiente e se começou a pensar no desenvolvimento sustentável. Pouco tempo depois, a comunidade científica começava a alertar para o problema do aquecimento global.

Repensar o dilema inflacionário diante do desafio das alterações climáticas

Nos países de rendimento baixo e médio, os choques externos adquirem uma relevância destacada, assim como uma frequência mais pronunciada.

Neste marco, os países exportadores de commodities (petróleo, mineração, agricultura) se beneficiam de um aumento de preços, embora se vejam expostos a uma inflação mais elevada. Trata-se de países com economias pouco diversificadas e com forte desigualdade social, pelo que a inflação acaba afetando a maioria, dados os seus padrões de consumo.

Por outro lado, os fenômenos climáticos tornam-se extremos e surgem com cada vez mais força, o que coloca grandes desafios no âmbito econômico.

Neste marco, as autoridades monetárias deveriam monitorar os riscos, já que uma transição sem objetivos pode implicar no problema dos ativos irrecuperáveis. Mas também não deveriam descuidar-se dos efeitos que tal transição gera sobre o fenômeno inflacionário.

Os desequilíbrios macroeconômicos associados aos eventos extremos exigem grandes investimentos em adaptação, o que induz o ressurgimento da inflação.

Com investimentos em mitigação, observamos que o processo de transição desencadeou um aumento significativo no preço dos minerais como o cobre, níquel, grafite, lítio ou cobalto. Um carro elétrico consome seis vezes mais minerais do que um de combustão interna, e os minerais representam 20% do custo do equipamento de energia eólica.

Tudo isto levou a aumentos significativos no preço destes minerais nos últimos dois anos. O preço do lítio aumentou 1000%, o do níquel 300% e o do cobre 200%

Estes novos equipamentos energéticos não chegam a gerar mais de 3% do total da energia produzida, enquanto os automóveis elétricos não representam mais de 1% da frota mundial. Embora a transição possa revelar-se uma bênção devido a receitas mais elevadas, pode facilmente transformar-se numa maldição com fortes consequências inflacionárias.

A produção limpa implica, além disso, custos mais elevados que não devem ser vistos como um luxo dos países desenvolvidos.

De fato, a implementação pela UE do imposto sobre o carbono na fronteira exige que tenhamos em consideração o ambiente no momento de planificar o desenvolvimento, uma vez que implica investimentos que também irão gerar mais inflação.

A fim de avançar com as energias limpas e deixar para trás a dependência de combustíveis fósseis, surgem diversas opções de políticas: preços do carbono, regulamentação, subsídios. Qualquer que seja a alternativa, todas implicam um maior custo que afeta as empresas e consumidores.

No caso do valor das licenças de emissão da UE, enquanto que uma tonelada de carbono estava em torno de 21 euros em fevereiro de 2021, no ano seguinte chegava perto de 100 euros . Mas para além das variações, o caminho é explicado pelas decisões adotadas tanto nos últimos anos como pela invasão da Ucrânia.

A imposição de um imposto sobre o carbono (a eliminação dos subsídios aos combustíveis fósseis) implica não só uma maior pressão inflacionária, mas também uma maior tensão social, dada a transferência (total ou parcial) do incremento aos consumidores.

Mesmo que a sua introdução induza uma menor contaminação, o imposto é regressivo já que são os setores sociais mais empobrecidos os que destinam uma maior proporção de seus rendimentos na compra de combustíveis ou no transporte público.

Apesar disso, parece que os mercados futuros adotaram a transição como irreversível. O financiamento às empresas petrolíferas tornou-se mais caro, seja pelo temor aos ativos irrecuperáveis ou pelo surgimento de normativas mais rigorosas.

Tudo isto induziu uma menor taxa de investimento, que na atual conjuntura fortalece o preço dos combustíveis e gera maior pressão inflacionária. Isto deveria acelerar a transição. No entanto, não se pode ignorar que tal processo requer tempo, uma vez que os investimentos são dispendiosos. De uma forma ou de outra, a transição gera efeitos inflacionários.

Isto sugere que a resposta da política monetária tradicional de endurecer as condições de crédito não é a melhor opção. Tal resposta é mais apropriada em países onde o setor financeiro é escassamente relevante. Mas se nestes países a demanda agregada é insensível frente a alterações na taxa de juro, a reação frente à taxa de câmbio é outra.

Um aumento dos preços dos commodities leva a uma apreciação da moeda nacional, um fenômeno que pode ser amplificado pela entrada de capitais financeiros face a um aumento da taxa de juro local (carry trade).

Embora isto beneficie o consumo e, eventualmente, os setores mais pobres, a bonança tem efeitos destrutivos sobre o aparato produtivo, especialmente nas economias abertas aos fluxos de capital. Isto explica as respostas heterodoxas implementadas por vários governos da região nos anos 2000, bem como a mudança de opinião do Fundo sobre os controles de capital recentemente ratificado.

Para além da conjuntura, marcada pela invasão russa, a transição energética caracteriza o atual fenômeno inflacionário como de longa duração e a região deveria avançar com a transição. Isto obriga a classe política a pensar em alternativas e a avançar com propostas inovadoras.

Por exemplo, poderia ser introduzido um imposto sobre a renda extraordinária para tributar os lucros das empresas mineiras, uma vez que continuarão em alta durante a transição. Também se poderia avançar com alguma variante do esquema de controle de capital instrumentalizado no passado pelo Chile, mas agora penalizando os fundos que entram para financiar indústrias poluidoras.

Ao avaliar o problema, devemos deixar os dogmas para trás e atuar de forma pragmática. Temos de avançar para um novo esquema de produção e consumo em que a transição resulte em um processo sequencial. E os governos deveriam intervir para mitigar as consequências macroeconômicas (estabilidade de preços, competitividade do tipo de câmbio, política social e transição justa) bem como para impedir a geração de bolhas financeiras (investimento em ativos que possam se tornar irrecuperáveis).

Tradução do espanhol por Giulia Gaspar

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.