Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21 América Latina

China e América Latina em tempos de incerteza mundial

Com globalização e interdependência, a América Latina não está isenta da crise global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ignacio Bartesaghi

PhD em Relações Internacionais e diretor do Instituto de Negócios Internacionais da Universidade Católica do Uruguai

As dinâmicas internacionais não dão trégua à economia e ao comércio internacional, o que leva as organizações e aos analistas à permanente revisão das projeções econômicas para os próximos meses. O certo é que não é mais possível prever o que vai acontecer na economia global, e a alternativa é limitar-se a identificar cenários possíveis.

Atualmente, toda a atenção do mundo está voltada para a Guerra da Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022 e está em fase de escalada, dada a anexação de mais quatro províncias ucranianas por Vladimir Putin. Juntamente com a Crimeia, anexada em 2014, a Rússia controla 22% do território da Ucrânia e a porção mais rica em produtos agrícolas e minerais. A isto se soma o possível uso de armas nucleares por parte de Putin.

Mas também se chegou a limites inesperados no enfrentamento de Estados Unidos e China por Taiwan, dada a visita da Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha. À medida que se estabilizam as tensões entre as duas principais potências mundiais, a Coréia do Norte está fazendo sentir sua presença com uma série de lançamentos de mísseis, alguns dos quais chegaram a atravessar o território japonês.

Diplomata chinês usa terno preto, camisa branca e gravata preta e dourado. Ele fala em frente a um microfone. Ao fundo, estão posicionadas bandeiras da China e do Brasil.
Encarregado de negócios da Embaixada da China, Jin Hongjun fala à imprensa brasileira em coletiva em junho de 2022 - Reprodução

Neste contexto, as principais economias mundiais enfrentam enormes desafios e já evidenciam resultados econômicos muito deficientes até este momento de 2022. Naturalmente, a guerra na Ucrânia teve um impacto nos preços internacionais, não só de produtos alimentícios, mas também energéticos, o que afetou os preços internos com altos níveis de inflação nos últimos meses.

Recentemente, e devido às políticas monetárias e financeiras (taxas de juros) seguidas pelas principais potências, além de certa recuperação e aumento dos níveis de oferta, os preços internacionais sofreram uma queda significativa, embora permaneçam a preços historicamente altos.

Por outro lado, há o fator China, que sofreu com os efeitos de sua política de Covid zero na economia, especialmente as decisões drásticas de quarentenas obrigatórias e de fechamento de portos, tal como ocorreu em Xangai. Embora se espere que um levantamento progressivo das medidas restritivas na China comece por meio do comitê central do Partido Comunista, a estabilização total pode não ser alcançada até meados de 2023.

De fato, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), no segundo trimestre de 2022 a economia da China caiu -2,6%, enquanto a dos Estados Unidos e do Reino Unido, -0,1% (no caso da principal potência mundial, seria o segundo trimestre consecutivo de declínio). Enquanto isso, o Japão cresceu 0,5% no segundo trimestre deste ano e a zona do euro, 0,6%.

Além disso, o FMI prevê que o crescimento econômico para 2022 e 2023 esteja nas taxas mais baixas até agora no século 21 e espera uma situação ainda pior com o corte total do fornecimento de gás da Rússia para a União Europeia, o que aumenta os riscos de recessão. Por outro lado, a OMC (Organização Mundial do Comércio) revisou suas projeções de crescimento do comércio mundial para 2023, e este estará nos piores índices das últimas décadas.

Neste cenário de globalização econômica e interdependência, a América Latina não está isenta da crise global, especialmente dada a importância das principais economias do mundo como mercados de destino das exportações, por exemplo a China, onde as vendas para esse mercado estão caindo (assim como a já mencionada queda nos preços internacionais de alguns produtos).

Além disso, em tempos de incerteza, o dólar se fortalece, o que tem implicações para os níveis de dívida de muitos dos países latino-americanos. Estes, por sua vez, se veem impactados pelo aumento das taxas de juros para controlar a inflação. Isto encarece as taxas de financiamento de muitas das economias emergentes.

Por outro lado, e além dos efeitos recém-assinalados, alguns países da América Latina mostram desempenhos melhores do que os projetados, mesmo com a revisão para cima do crescimento esperado para o restante do ano. A capacidade de produzir produtos agrícolas e alimentos processados (embora existam ameaças climáticas), bem como, em alguns casos, bens energéticos de forma muito competitiva (com capacidade de exportar para o mundo), é um enorme diferencial na conjuntura atual em que existem limitações de oferta estruturais.

Num contexto de instabilidade, com guerras em curso e receios de dificuldades ainda maiores, conceitos vinculados à segurança alimentar e à continuidade das cadeias de abastecimento colocam muitos países latino-americanos em uma posição de vantagem comparativa, que deve ser aproveitada e complementada com reformas estruturais que ainda estão pendentes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.