Leandro Narloch

Leandro Narloch é jornalista e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, entre outros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Narloch
Descrição de chapéu Cinema

'Não Olhe para Cima' é uma aula de liberalismo

Sátira revela a descrença na capacidade da política de resolver nossos problemas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fui assistir "Não Olhe para Cima" com má vontade, esperando uma sátira militante, uma caricatura de quem questiona visões apocalípticas da menina-pastora Greta Thunberg. Terminei dando boas risadas sobre essa ópera bufa que é a política.

Muita gente de esquerda festejou o lançamento da Netflix como um ataque a negacionistas e a quem se recusa a seguir o que recomenda "a ciência" sobre a pandemia ou as mudanças climáticas. Mas a mensagem do filme é um pouco mais abrangente.

"Não Olhe para Cima" é uma sátira à política como um todo. Revela a crescente desilusão das pessoas com a capacidade dos políticos e do sistema democrático de resolver (e até mesmo diagnosticar) nossos problemas.

Diante das trapalhadas da presidente americana interpretada por Meryl Streep, é impossível não se perguntar: como foi que cometemos a loucura de delegar a políticos (pessoas eleitas por falar banalidades que o povo quer ouvir) funções fundamentais como o combate a pandemias e ao aquecimento do planeta?

Não é meio absurdo destinar tanto dinheiro e poder a uma organização que pode ser liderada por Bolsonaro, Trump, Lula, Maduro, Collor, Dilma, Wilson Witzel ou pela presidente Janie Orlean?

Disseram que o filme foi inspirado no Brasil. Parece mesmo. A politização da pandemia pelo governo Bolsonaro tem tudo a ver com o enredo.

O governo Dilma também encaixa bem na história. É bom lembrar que, em 2014, especialistas passaram meses alertando Dilma sobre o meteoro fiscal que atingiria o país, mas a presidente resolveu seguir gastando para garantir a reeleição. "Não olhe para o rombo fiscal!"

Anos antes, durante a construção da usina de Belo Monte, especialistas passaram muito mais que 6 meses e 14 dias alertando que daria errado construir uma usina a fio d’água no rio Xingu.

Mas Lula, Dilma e as empreiteiras aliadas não deram ouvidos (exatamente como no filme). Hoje, por conta da baixa vazão do rio, Belo Monte fica metade do ano parada. A empresa que a administra decidiu construir termelétricas para abastecer a população que vive ao redor da hidrelétrica.

A lição que se pode tirar de "Não Olhe para Cima" é: "parem de depender do Estado para resolver problemas e questões emergenciais". Parte da sociedade já segue essa recomendação –como o movimento empresarial ESG.

Tenho dúvidas em relação à onda ESG (principalmente se seus especialistas de fato sabem o que é melhor para o meio ambiente). Mas há um lado positivo no movimento. Ele torna políticos desnecessários: como num mundo anarcocapitalista, tenta criar um regramento privado para lidar com problemas de ação coletiva.

A sociedade civil deveria agir da mesma forma diante da ameaça de vírus ou asteroides.

Dado que eleitores volta e meia escolhem políticos que mal conseguem colocar uma máscara no rosto e dado que não há garantia de que os eleitores deixarão de fazer essas escolhas, a sociedade precisa se preparar para lidar sozinha com situações emergenciais.

Quem tiver alguma dúvida dessa necessidade basta rever algumas cenas de "Não Olhe para Cima".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.