Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Variante delta não existe no mundo fantástico das fotos dos influenciadores digitais

Técnica de maquiagem, que está super em alta no Instagram, é a positividade tóxica que disfarça a crise que vivemos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No tutorial de hoje, vamos aprender uma técnica de maquiagem que está super em alta no Instagram: a positividade tóxica. O segredo é disfarçar a crise sem precedentes que estamos atravessando com um conteúdo despudoradamente autocentrado, carregado com pinceladas de discursos de autoajuda daqueles bem fáceis de achar na internet.

O primeiro passo é deixar todo o senso crítico de lado. Não é hora para julgamentos. Se a postagem de uma pessoa sorridente acompanhada da hashtag #goodvibesonly incomoda, esse tutorial é para você.

Desenho mostra uma garota tampando seus olhos com as mãos
Ilustração de Silvis publicada em 30 de agosto de 2021 - Silvis

Eu sei o que passa pela sua cabeça: “Essa pessoa não tem problemas? Não se abala com a brutalidade do contexto sócio-econômico-ambiental? Cadê as sequelas deixadas pela pandemia? Nem um remedinho controlado vazando na cabeceira, nem uma perebinha psicossomática? Só eu que perco um tufo de cabelo cada vez que escuto a voz do Bolsonaro? Onde será que ela comprou essa canga?”.

Quando você não pode mudar o ambiente à sua volta, mude a si mesmo, já dizia Buda, Gandhi ou um usuário anônimo do site frasesparaorkut.com, fonte também da máxima “se não consegue derrotar o inimigo, junte-se a ele”. É hora de apostar todas as suas fichas na única instituição funcionando no Brasil atualmente —o selfie no espelho de biquíni com uma legenda edificante.

Manter o otimismo no Brasil em 2021 pode até parecer complicado, mas não se esqueça de que as aparências enganam. O truque para cobrir tantas imperfeições, conhecidas também como fatos, consiste na base.

Alguns chamam de pensamento positivo, eu prefiro negacionismo, o que dá no mesmo. Se você achava que negacionismo era um recurso que só bolsonarista podia usar, é hora de se atualizar.

Muitos influenciadores digitais já embarcaram na tendência, postando registros de suas viagens para um mundo fantástico no qual não existe variante delta, escândalos de corrupção e catástrofes ambientais. Você vai se surpreender com como o negacionismo pode ser instagramável.

Última dica. Essa maquiagem não é a prova de lágrimas e não é adequada para certos ambientes, como fora da internet, por exemplo. Para garantir um resultado homogêneo e duradouro, é só evitar o contato direto com a realidade. Viu como é fácil?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.