Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

Seafood Watch vai monitorar riscos ambientais do pescado no Brasil

Contratada pelo Carrefour, ONG identificará problemas da pesca e do cultivo no país

 Pescado à venda numa das lojas da rede; monitoramento começa em 2019
Pescado à venda numa das lojas da rede; monitoramento começa em 2019 - Carrefour/Divulgação

Apesar dos mais de 8 mil quilômetros de costa e uma enorme bacia hidrográfica, o Brasil não consome grande variedade e nem quantidade de peixes. O brasileiro da estatística consumiu 10 kg de pescado no ano inteiro de 2017, sendo que a média mundial é de 20 kg.

O consumo tem crescido mundialmente. Segundo estimativa da ONU, pode aumentar 33% até 2030 na América Latina e no Caribe. A produção pesqueira da região pode crescer 24,2%, passando de 12,9 milhões de toneladas para 16 milhões de toneladas neste período.

O crescimento, porém, não elimina problemas antigos e não previne contra os mais recentes, como a poluição marinha causada pelas redes e pelos resíduos da atividade econômica depositados diretamente no mar.

A cadeia do pescado é considerada crítica. Isso quer dizer que há potenciais riscos ambientais e sociais em vários elos dessa operação econômica. Entre os sociais, estão o trabalho análogo à escravidão e aquele que é danoso para a saúde do trabalhador.

Entre os ambientais, pesca de espécies ameaçadas, aquela que não respeita períodos de resguardo, e a pesca de arrasto, a mais insustentável das práticas, que mata e desperdiça a maior parte dos peixes e frutos do mar retidos. Além destes, na aquicultura, a criação com o uso de antibióticos.

Para desenhar o mapa desses riscos entre seus fornecedores, a rede Carrefour firmou um acordo com a Seafood Watch, empresa especializada na elaboração de boas práticas de pesca e cultivo, um braço da organização não governamental que mantém o Aquário de Monterey, na Califórnia, Estados Unidos. Não se trata de um selo de certificação ambiental, e sim de cadeia monitorada.

A Seafood Watch faz o mesmo trabalho para outras redes de varejo e restaurantes nos EUA há cerca de 20 anos, no movimento de pescados sustentáveis. Com pesquisas regionais, indica métodos responsáveis de proteção da vida marinha.

Segundo o Carrefour, é a primeira parceria da ONG com uma rede de varejo no Brasil.  Para trabalhar com as duas empresas, foi contratada a consultoria de sustentabilidade Paiche, que integra a Aliança Brasileira pela Pesca Sustentável.

Na França, quem monitora a rede Carrefour é a WWF.

Segundo o diretor de sustentabilidade da rede no Brasil, Paulo Pianez, a primeira fase do projeto com a Seafood Watch será de mapeamento, diagnóstico, identificação de riscos e de medidas de mitigação. Numa segunda fase, a implementação das medidas.

“Já em 2019 começa o mapeamento e o objetivo é ter de 30% a 40% do fornecimento mapeado em 2020, para ter a cadeia sustentável em 2025”, diz Pianez.

“A ideia é desenvolver práticas junto com os produtores, para que sejam bons fornecedores”, diz. O processo é “inclusivo”. “Vamos identificar os problemas e o que se pode fazer para mitigar os riscos”.

Além dos riscos, se espera que o estudo da cadeia aponte alternativas de espécies diferentes para exploração.

Pianez diz que desde 2009 a rede vem mapeando as cadeias consideradas críticas como carne, soja, têxtil, carvão vegetal e agora, o pescado.

No começo deste mês, anunciou parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) para produção sustentável de bezerros no Mato Grosso em 450 fazendas. Segundo a empresa, o objetivo é estabelecer produção  justa, com suporte técnico também para legalização fundiária e ambiental.

​​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.