Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

Setor produtivo deve investir em design circular

Diretora de sustentabilidade da Braskem analisa desafios da reciclagem no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dando sequência à série iniciada em 17 de maio, dia Internacional da Reciclagem, esta coluna entrevista Fabiana Quiroga, diretora de reciclagem e economia circular da Braskem sobre os desafios para alavancar a reciclagem no país. A empresa é uma das maiores na produção de resinas termoplásticas e biopolímeros, com fábricas Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha.

A empresa foi a pioneira na produção do plástico verde em escala industrial no mundo. O polietileno de origem renovável é feito no polo petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, no Brasil (RS), que produz 200 mil toneladas ao ano.

Fabiana considera que o setor industrial precisa atuar em três frentes para melhorar a reciclagem no país: a criação de produtos que já considerem a facilitação do processo de reciclagem, parcerias em ações de conscientização ambiental e a valorização do produto feito a partir de resina reciclada.

Retrato de Fabiana Quiroga
Fabiana Quiroga, diretora de reciclagem e economia circular da Braskem - Divulgação

A seguir, trechos da entrevista.

Como vai a reciclagem no Brasil? Temos entre 800 a mil recicladores em todo o país, com um volume de plástico reciclado de aproximadamente 550 mil toneladas por ano. Há muito o que avançar no processo de reciclagem no Brasil, mas já alcançamos números importantes. Existem alguns desafios que, quando superados, irão impulsionar esses resultados, como o aumento do percentual de coleta seletiva, uma maior formalização da cadeia de reciclagem –que viabiliza a certificação dos materiais e, assim, amplia a valorização dos mesmos– e o engajamento do consumidor no descarte correto de resíduos.

Os índices da reciclagem no país seguem muito baixos. Por quê? Temos oportunidade de aumentar os índices, mas eles não são insignificantes. O estudo “Perfil da Indústria Brasileira de Transformados”, da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), revelou que em 2017 (dado mais recente) o Brasil consumiu 6,5 milhões de toneladas do material, sendo 33% plásticos de vida curta (de até um ano), e que o índice de reciclagem de embalagens foi de 26%, conforme pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Mesmo cidades como São Paulo, com duas usinas mecanizadas, não deu o salto que poderia ter dado. Por quê? A ociosidade ainda é um dos grandes desafios das usinas de reciclagem e a solução passa pelo engajamento de todos os elos desta cadeia. Além do volume de material que chega nestas usinas ser pequeno, a quantidade de rejeito que acompanha o plástico reciclável por conta do descarte incorreto é elevada.

Em cinco tópicos, o que fazer para alavancar a reciclagem no país? Há uma série de desafios para alavancarmos a reciclagem. Dentre eles e, pensando no ciclo de Economia Circular, elenco o comprometimento da indústria de produção e transformação plástica no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que considerem itens como design e escolha de matéria-prima para facilitar a reciclagem; o engajamento do consumidor para dispor de forma adequada o resíduo que, consequentemente, aumenta o volume de material para reciclagem, o que é fundamental para que o setor cresça; o envolvimento do setor público na ampliação da coleta seletiva; e o investimento em tecnologia e inovação em sistema de lavagem e extrusão que ampliem as possibilidades de aplicação da resina pós-consumo. Vale destacar também a valorização dos produtos feitos a partir da resina reciclada, aumentando a demanda por este mercado.

Qual o papel das empresas que fabricam, usam e comercializam embalagens na melhoria da reciclagem? Todos nós temos papel fundamental no processo de reciclagem. Se um elo deste caminho estiver enfraquecido, toda a cadeia será impactada. Especificamente na cadeia produtiva, acreditamos que três pontos são fundamentais: o trabalho em conjunto com os parceiros em prol do design circular, ou seja, da criação de produtos que já considerem a facilitação do processo de reciclagem por meio da seleção de matérias-primas, formato, cor; a parceria em ações de conscientização ambiental, que visam ampliar o conhecimento sobre o pós-consumo e a importância do descarte correto; e a valorização do produto feito a partir de resina reciclada. Este último ponto é bastante desafiador, a resina PCR tem algumas restrições de cor, odor e aplicação, é importante o desenvolvimento tecnológico para melhorar estas barreiras, e satisfazer demandas dos transformadores e marcas, além dos consumidores, para valorizarem estes produtos para alavancar o mercado.

Pode dar exemplos desse design circular? Um bom exemplo deste movimento que estamos fazendo com nossa cadeia de valor é a embalagem stand-up pouch monomaterial, desenvolvida em parceria com a Antilhas Flexíveis e lançada em abril deste ano. Ela é feita totalmente à base de polietileno e por isso tem alto índice de reciclabilidade (por não possuir mistura de matérias-primas). Além disso, sua reciclagem gera uma resina pós-consumo de maior qualidade e, consequentemente, com uma gama maior de possibilidades de aplicação. Em uma outra frente, estamos em busca de soluções que contribuam para a neutralização do cheiro nas resinas plásticas pós-consumo. Para isso fizemos uma parceria com a InnoCentive, plataforma de Open Innovation e crowdsourcing. Dos 154 projetos analisados, 25 foram selecionados para a segunda fase e oito finalistas escolhidos para testes, em laboratórios internos da Braskem e externos. Dois pesquisadores alemães apresentaram uma solução que se destaca por reduzir o odor sem diminuir as propriedades da poliolefina, ampliando as possibilidades de aplicação do material, e receberam US$ 30 mil dólares por seu desenvolvimento tecnológico. Neste momento, estamos dando sequência aos testes de validação técnica e econômica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.