Marcelo Coelho

Mestre em sociologia pela USP, é autor dos romances “Jantando com Melvin” e “Noturno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Coelho
Descrição de chapéu

Os ingredientes da crise

Pacto constitucional instituído em 1988 parece dar sucessivos sinais de esgotamento

ilustração
André Stefanini/Folhapress

A prisão do ex-presidente Lula serviu, neste momento, para acalmar os setores de direita e para dissipar a impressão de um casuísmo no Supremo Tribunal Federal. Mas o impasse continua e vai ainda trazer muita dor de cabeça.

Não demorará muito para que o Supremo reveja a ideia de permitir prisões logo depois da segunda instância. Ficaria muito sem graça fazer isso para proteger um réu específico —ainda mais sendo ex-presidente da República e atendendo pelo nome de Lula—, mas, se não é lógico que a maioria do plenário termine obedecendo à opinião minoritária, menos lógico ainda, a meu ver, é o sistema adotado pela presidente do STF, Carmen Lúcia, para evitar que o assunto seja rediscutido pelo tribunal.

A questão é levantada por duas ações diretas de constitucionalidade (ADCs). Nelas, pergunta-se respeitosamente ao Supremo se um artigo do Código de Processo Penal está de acordo com a Constituição.

O artigo, de número 283, teve uma redação aprovada pelo Congresso em 2011, e é bastante claro: "Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva".

Quando o Legislativo votou esse ponto, imagino que se pensava estar apenas seguindo o que a Constituição já dizia. A saber, que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

Como se sabe, o Supremo abriu a possibilidade de prisão depois de segunda instância (e acho que na prática isso é o correto) analisando as entrelinhas e contextos do texto constitucional. Vá lá.

Mas insistir no mesmo ponto quando se trata do que diz o Código de Processo Criminal (com clareza maior ainda) é forçar com vontade redobrada a imaginação interpretativa.

Veja-se agora a tática de Carmen Lúcia. Seus adversários no Supremo querem colocar em pauta a ADC que poderá mudar a regra da prisão. Carmen Lúcia não apenas se recusa a isso mas argumenta que outros temas têm prioridade.

Por exemplo, novos pedidos de habeas corpus apresentados por Paulo Maluf e Antonio Palocci.

Sim: como recursos desse gênero incidem sobre um direito fundamental, o direito à liberdade, há máxima urgência em julgá-los antes de qualquer outra coisa.

O paradoxo salta aos olhos. Em vez de seguir essa lógica, põe-se o habeas corpus em primeiro lugar na fila com o objetivo de negá-lo! A pressa para proteger o acusado se transforma em pressa para mantê-lo preso... Com isso, adia-se por mais um tempo a decisão provável de uma maioria que irá livrar muita gente da cadeia.

Não há certeza, é claro, quanto ao voto dessa maioria. Rosa Weber ainda é uma incógnita.

Mas a desmoralização continua no STF, mesmo depois da derrota de Lula. Quando o ministro Gilmar Mendes afirma que seus colegas de Corte provêm de "péssimas indicações" por parte dos governos petistas, tratando-se de "pessoas sem formação, sem pedigree", não sei se não é a gota d'água para alguma resposta institucional que vá além do bate-boca.

No final do regime militar, dizia-se que a Constituição era uma "colcha de retalhos". A situação é semelhante hoje, com o Congresso incapaz de modificá-la e com o STF mudando-a como bem entende.

Houve um golpe que "não era golpe" porque o sacrossanto texto constitucional tratava como crime um artifício orçamentário; o texto constitucional já não é tão sacrossanto assim. Houve uma chapa derrotada tentando puxar o tapete das eleições no TSE, com apoio de Gilmar Mendes quando Dilma era presidente e sem seu apoio depois que Temer assumiu. Há um general criticando a "impunidade" no caso Lula enquanto reclama da Comissão da Verdade. O país chega às vésperas de uma eleição sem candidatos fortes. Os ingredientes da crise estão à vista de todos.

Não digo que vá haver golpe militar. Estamos longe disso. Mas alguma ruptura não é improvável, com as coisas do jeito que estão. Uma nova assembleia constituinte seria ideia arriscada, mas me parece nítido que o pacto de 88 cada vez menos se sustenta.

Erramos: o texto foi alterado

O texto informou incorretamente que ações questionavam no STF (Supremo Tribunal Federal) se um artigo do Código de Processo Criminal estava de acordo com a Constituição. Na verdade, ele se referia ao Código de Processo Penal.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.