Lula não receberá visita no mesmo dia de outros presos

PF quer evitar que parentes do petista cruzem com familiares de seus delatores, como Palocci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O ex-presidente Lula não receberá visitas no mesmo dia que os outros presos da Polícia Federal paranaense para evitar que seus parentes cruzem com familiares de seus delatores Antônio Palocci, Léo Pinheiro e Renato Duque.

As visitas na PF acontecem sempre às quartas. A data das visitas de Lula ainda não foi definida. 

A informação foi passada pela presidente do Conselho da Comunidade de Curitiba, entidade de defesa de direitos humanos, Isabel Kugler Mendes, que hoje se reuniu com a direção da Polícia Federal paranaense. 

Ela afirma que ouviu do diretor executivo da PF, Roberval Re Vicalvi, que o ex-presidente Lula está impaciente e não demonstrou disposição em receber visitas no momento. Fala somente com seu advogado Cristiano Zanin.

Lula, segundo Isabel, passa o dia todo lendo ou vendo TV aberta, bebendo muita água mineral e não saiu da cela nem para caminhar, apesar de seu advogado ter recomendado que o presidente se exercite. 

A ativista questionou a direção da PF quanto à segurança envolvendo a alimentação fornecida para o ex-presidente. Ouviu do policial que as marmitas são fornecidas pela empresa Blumenauense e vêm sem identificação de destinatário. A escolha da quentinha que vai para Lula seria aleatória.

Isabel também disse que cartas, flores e presentes para Lula têm chegado à PF, mas não são entregues para o presidente. Seu advogado, Cristiano Zanin, é quem recebe todo o material. 

O diretor da PF afirmou que há uma varanda no andar em que Lula está confinado, na qual ele pode caminhar e tomar banho de sol. Ele ainda não foi ao local. 

Um agente fica 24 horas por dia na porta da cela de Lula para qualquer eventualidade e pode acionar um médico, também de plantão, mas fora da PF, em período integral. 

A entrada no andar onde está o ex-presidente é controlada pela Polícia Federal em Brasília. 

Isabel Kugler Mendes entregou hoje um ofício à direção da PF solicitando autorização para vistoriar a cela de Lula e a dos outros presos do local. A PF ainda não se manifestou sobre o pedido. 

TRF-4


A defesa de Lula entrou nesta terça (10) com os embargos dos embargos de declaração no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região). 

Era depois que esse recurso fosse avaliado que a defesa esperava a ordem de prisão do ex-presidente, mas a corte considerou que não podia mais haver mudança na condenação de Lula em segunda  instância.

O TRF-4 tem considerado embargos dos embargos como um recurso protelatório.

Para a defesa, há pontos não esclarecidos e omissões na decisão que condenou Lula.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.