Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Sophia Brahe, astrônoma, paisagista, historiadora

Ela e o irmão, Tycho Brahe, compartilhavam o mesmo gosto pela ciência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O dinamarquês Tycho Brahe (1546–1601) foi o último grande astrônomo antes da invenção do telescópio. Durante décadas, fez observações meticulosas das posições dos astros no céu. O seu assistente Johannes Kepler usou-as para deduzir as famosas três leis do movimento planetário, que, por sua vez, influenciaram a descoberta da lei da gravitação de Isaac Newton. Isso assegura a Brahe um lugar de honra na história da ciência.

Documento do século 17 mostra, com versões em italiano e em persa, o modelo cosmológico do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe - Reprodução

Igualmente notável, mas bem menos conhecida, é a sua colega e irmã caçula, Sophia Brahe (1559–1643). Nascidos na aristocracia, os irmãos compartilhavam o gosto pela ciência, que a família considerava imprópria para pessoas da sua classe.

Sophia estudou química e horticultura com Tycho e, mais tarde, também se interessou pela medicina. Mas o irmão resistiu a lhe ensinar astronomia, inicialmente, por duvidar que ela conseguisse dominar a área considerada mais complexa (e lucrativa): a astrologia.

Assim, Sophia estudou astronomia sozinha, em livros em alemão ou latim que mandava traduzir às próprias custas, e acabou colaborando com Tycho em suas observações. Estavam juntos em 11 de novembro de 1572 quando descobriram uma nova estrela (a supernova SN1572, na terminologia atual) na constelação de Cassiopeia. Descoberta chocante para a época, pois contradizia o dogma de que a esfera estelar era eterna e imutável.

Sabemos que também observaram juntos o eclipse lunar de 8 de dezembro de 1573. O apreço que Tycho desenvolveu pela colega Sophia fica patente em seus inscritos, onde se refere a ela como "animus invictus" (mente determinada, em latim). Representou Sophia na personagem Urania, a musa grega da astronomia, protagonista do poema épico em latim "Urania Titani", que publicou em 1594. Chegou até a delegar a ela a tarefa de escrever os horóscopos de seus clientes!

Sophia aplicou o seu conhecimento de horticultura na concepção dos jardins do castelo de Trolleholm, que atualmente pertence à Suécia. Nos últimos anos de sua vida, também escreveu uma genealogia das famílias nobres da Dinamarca que ainda é uma importante fonte de informação histórica. Morreu em 1643, na cidade de Helsingor.

O castelo de Trolleholm, na Suécia
O castelo de Trolleholm, na Suécia - Reprodução

O poeta Johan L. Heiberg expressou como ninguém o quanto os dois irmãos eram próximos: "A Dinamarca não deve esquecer nunca a nobre mulher que, em espírito ainda mais do que em carne e osso, foi a irmã de Tycho Brahe; a brilhante estrela no céu dinamarquês é dupla".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.