Márcio Rachkorsky

Advogado, é membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Márcio Rachkorsky

Cartas anônimas acirram brigas entre vizinhos nos condomínios

Muitos moradores escolhem a covardia do anonimato em vez de formalizar uma reclamação

Reclamar e discordar do trabalho do síndico é um direito de todo morador em busca de uma gestão eficiente e transparente que atenda aos anseios da maioria. Qualquer síndico, seja voluntário ou profissional, deve estar aberto a críticas, sem melindres.

Mulher com envelope para carta
Mulher com envelope para carta - Fotolia

Infelizmente, nota-se uma explosão de desavenças e litígios entre síndicos e grupos de moradores —do tipo situação versus oposição. Uma verdadeira baixaria, que acirra os ânimos e contribui para um ambiente de guerra, incompatível com o sossego esperado para o lar. 

Alguns síndicos pouco democráticos, que se perpetuam no cargo, contribuem para tal cenário. Porém, na maioria dos casos, as desavenças nascem de fofocas, ilações e interesses individuais. Muitas vezes, uma simples conversa com o síndico seria suficiente para esclarecer as coisas.

Em vez de formalizar uma reclamação e aguardar o retorno, muitos moradores escolhem a covardia do anonimato. Assim, sem qualquer identificação, colocam cartinhas embaixo das portas, incitando os vizinhos com acusações sérias e levianas. 

Curioso que os anônimos, em pequenos grupos e no afã de conquistar mais apoio, usam alcunhas de salvadores da pátria, tais como “comissão pela transparência” ou “moradores pela moralização”. 

Os comunicados anônimos são reforçados por páginas e grupos em redes sociais, ambiente perfeito para “haters”, que amam odiar, por vezes ferindo a honra de um vizinho por causa de mera discordância acerca do modelo de gestão aplicado no condomínio. 

Felizmente, há belas e recentes decisões judiciais repudiando tal prática, condenando seus autores ao pagamento de indenizações. Nos casos mais sérios, há até condenações na esfera penal, por calúnia e difamação.

Aos síndicos, recomendo que disponibilizem todas as ferramentas para que os moradores possam opinar, criticar e sugerir, sempre em ambiente oficial e discreto. 

É importante manter o velho livro de ocorrências e um canal direto de “fale com o síndico”, dar plantões periódicos para esclarecimento de dúvidas, fazer comunicados constantes aos moradores e, principalmente, realizar várias assembleias ao longo do ano. 

Aos moradores insatisfeitos, recomendo que jamais utilizem o anonimato e, com educação e coerência, formalizem todas as críticas e sugestões, dando oportunidade de resposta. Busquem diálogo com o síndico, administradora e conselheiros, ofereçam ajuda e participem das assembleias, ambiente oficial para deliberações importantes, até mesmo para destituição de um síndico que não trabalha bem. Cooperação é a palavra de ordem.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.