Marcus André Melo

Professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcus André Melo

Partidocracia sem partidos?

Partido multimilionários, fortes no Congresso, mas que não importam para os eleitores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pesquisa Eseb 2010/Unicamp/Michigan University pediu aos entrevistados do estado de São Paulo para analisar a afirmação "Alckmin é filiado ao PTB". 56% deles afirmaram que não sabiam, enquanto 12% responderam que sim. O ESEB 2018 não replica a questão. Sim, é surpreendente que quase 70% dos eleitores paulistas não soubessem a afiliação partidária do governador recém-eleito. E mais: na esteira da eleição presidencial fortemente polarizada de 2006, na qual ele disputou a Presidência, obtendo 52% dos votos no estado.

A pergunta foi feita em um contexto em que pesquisa comparativa (Shane and Thornton 2018) conclui que o partidarismo teria adquirido máxima saliência na opinião pública no período imediato após eleições.
O quadro mais amplo revela também desconhecimento político generalizado. No ESEB 2018, 42% não sabiam "o que é democracia?", em resposta livre; 1 em cada 5 não sabia se o Brasil "havia se tornado mais ou menos democrático"; dentre os que responderam sim, 57% não sabiam porque o país havia se tornado mais democrático.

À pergunta "o sr (a) se considera próximo a algum partido político", 83% responderam que não; 4% são afiliados a partidos. O partido ao qual o respondente "se sentia mais próximo" (PT), correspondia a apenas 10% do total. 46% afirmaram existir "um partido que não gosta". Nesse grupo, o PT foi marcado por 27% do total. No entanto, 1/5 dos respondentes classificou o PT como de direita ou extrema-direita (nota acima de 7 numa escala de 0 a 10).

O nível de conhecimento médio dos eleitores é baixo mesmo nas democracias maduras. Mas entre nós é impressionante. O conhecimento sobre esquerda ou direita é função da importância dessa distinção para as políticas públicas implementadas, como mostrou Fortunato et al, em estudo com 18 países e 57 eleições. Hiperfragmentação partidária e governos de coalizões hiperdimensionadas exacerbam problemas crônicos de desconhecimento e também de clareza de responsabilidade dos governantes.

A escassa identificação partidária produz paradoxos: em Pernambuco, estado onde Lula conta com o maior apoio (78%), a bancada de seu partido tem dois representantes (8% do total), uma das quais (Marília Arraes) acaba de sair. Ainda mais paradoxal: o presidente da República foi eleito por um micropartido, desfiliou-se e volta a ingressar em nova agremiação de forma ad hoc para as próximas eleições.
O hiato partido/candidato é indicador da fragilidade do sistema representativo. Temos uma partidocracia inédita: partidos multimilionários, fortes no Congresso, mas que não importam para os eleitores.

Bandeira do Brasil na frente do Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 25.jan.22/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.