Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares

Pulsão autoritária

Bolsonaro aparenta acatar regras democráticas, mas estimula quem quer aboli-las

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Visto da perspectiva da opinião pública, o país continua dividido em duas porções quase iguais: a dos que gostam do governo (34%) e a dos que o abominam (36%). Neste fevereiro, a pesquisa mensal XP mostra que o grupo simpático ao presidente tem tamanho e solidez razoáveis.

Nada afeta os apoiadores do ex-capitão. Nem os vagares da recuperação econômica, nem os desacertos na educação, nem as ameaças ao meio ambiente. Muito menos a sequência de agressões a jornalistas, autoridades públicas e forças de oposição que Bolsonaro dispara, ao falar de improviso, às portas do Palácio, para delícia de sua patuleia.

A esta altura, um presidente que jogasse o jogo democrático estaria buscando ampliar seu círculo de apoiadores, acenando para aqueles que declaradamente o reprovam. Ao contrário, quando fala e, sobretudo, quando cala, Bolsonaro se compraz em despejar gasolina na fogueira acesa pelos radicais que, em seu nome, soltam barbaridades nas redes sociais, sem serem desautorizados. Também em seu nome, os filhos tuiteiros papaguearam o apoio do clã ao motim dos PMs do Ceará e às milícias.

Em seu nome fala igualmente quem organiza —agora com seu apoio declarado— a manifestação contra o Congresso e o Supremo marcada para 15 de março. Para tanto, usam imagens dos ministros militares que ocupam o terceiro andar do Planalto, com exortações golpistas do tipo “Os generais aguardam as ordens do povo”, “Fora Maia e Alcolumbre”, ou reproduzindo o sonoro palavrão que o general Augusto Heleno dirigiu ao Legislativo. 

Ainda em seu nome colhem-se assinaturas para o novo partido do bolsonarismo, cujo símbolo, gravado em placa dourada feita de cartuchos de bala, não deixa dúvidas sobre o tipo de disputa política preferido pelos seus filiados.

0
Apoiadores posam para fotos com placa do partido Aliança pelo Brasil, feita com cartuchos de projéteis - Pedro Ladeira/Folhapress

O jogo do presidente é inequivocamente dúplice: ele aparenta acatar as regras democráticas, mas estimula todos quantos gostariam de aboli-las, em nome seja lá do que for. 

As lideranças do Congresso, a cúpula do Judiciário e os governadores vêm resistindo a cada provocação, dando testemunho da força das instituições democráticas. Da mesma forma, a imprensa tem reagido às ofensas aos seus profissionais e ameaças às respectivas empresas. Assim também a miríade de entidades que formam a sociedade civil organizada.

Pode-se apostar que a soma de todas essas forças será mais do que suficiente para neutralizar as pulsões autoritárias do bolsonarismo. O que não se pode, definitivamente, é negar que existam, que se aninham no cerne do poder e contam com o apoio de parcela ponderável da população. 

Tuíte de Santos Cruz: IRRESPONSABILIDADE Exército Brasileiro -  instituição de Estado, defesa da pátria e garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Confundir o Exército com alguns assuntos temporários de governo, partidos políticos e pessoas é usar de má fé, mentir, enganar a população.
Nas redes sociais, general Santos Cruz criticou a mobilização e o uso da figura das Forças Armadas para convocar os atos - @GenSantosCruz no Twitter

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.