Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares
Descrição de chapéu desmatamento

No ambiente, um (bom) sinal dos tempos

A questão ambiental tornou-se tema inescapável neste ano eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Risonho, jovem, em uniforme de campanha, eis o presidente com uma suçuarana à frente e a mata ao fundo.

Tal é a abertura de um vídeo promocional que anuncia, em inglês —ou pior, para inglês ver—, que o Brasil é um país livre e seu território, extremamente preservado. A megamentira está nas redes desde a segunda-feira (9). No mesmo dia, o vice Hamilton Mourão reconheceu que os dados sobre o desmatamento na Amazônia Legal eram "péssimos", "horríveis", a ponto de tornar necessário descobrir onde o governo está falhando.

Bolsonaro em vídeo sobre preservação ambiental - Jair Bolsonaro no Twitter

O general acerta ao dizer que os dados são péssimos. Segundo o Inpe, a derrubada da floresta superou inéditos 1.000 quilômetros quadrados entre janeiro e abril. Mas, ao contrário do que ele sugere, não há mistério a desvendar. O porte do desastre é consequência direta da ação do governo na área ambiental.
Segundo a MapBiomas —rede criada por especialistas em sensoriamento remoto e mapeamento de vegetação—, a administração federal deixou de averiguar 97% dos alertas de destruição das florestas emitidos pela organização entre janeiro de 2019 e março último.

Na realidade, Brasília atacou sistematicamente o conjunto das instituições e políticas dedicadas à proteção do meio ambiente. Órgãos de fiscalização perderam orçamento e pessoal; os sobreviventes foram alvo de pressões indevidas. O sistema de autuação de contraventores foi desestruturado; o processo de cobrança de multas, travado. O governo tentou mudar as regras em favor dos predadores, transformando-se em padrinho da ilegalidade.

Como se não bastasse, as falas do presidente e de vários ministros estimularam toda sorte de ilícitos, entre eles o avanço do garimpo ilegal em terras indígenas. Tanto assim que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal o chamado "pacote verde", conjunto de sete ações impetradas por partidos de oposição para barrar ou reverter o desmate institucional em curso.

Em contrapartida, têm sido grandes os avanços do lado da sociedade organizada: há muitas mentes envolvidas, bons diagnósticos, rico debate, propostas ambiciosas, das quais é exemplo recente o projeto Amazônia 2030, articulado pelo Instituto Clima e Sociedade para informar o debate eleitoral.

Por conta da mobilização de forças sociais e da pressão externa, a questão ambiental tornou-se tema inescapável neste ano eleitoral. Disso é prova o vídeo-propaganda de Bolsonaro. Mas não só. De forma tímida —e a contrapelo do culto ao petróleo—, ela apareceu no discurso de Lula ao anunciar sua pré-candidatura. Menos do que o momento pede, mas um (bom) sinal dos tempos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.