Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares
Descrição de chapéu Eleições 2018 Brics China

O B no bloco do Brics

Relação do Brasil com a China deve ser como a que tem com os EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2009, Brasil, Rússia, Índia e China se reuniram para transformar em realidade o acrônimo criado oito anos antes pelo economista britânico Jim O’Neill quando se pôs a tratar da ascensão econômica dos quatro países que pareciam irromper com tudo na cena internacional. Em 2010, a África do Sul, ao se incorporar ao grupo, acrescentou o S à sigla que os identifica.

Os prognósticos sobre o destino do Brics nunca foram lá muito otimistas. Os especialistas não viam futuro para um bloco de nações separadas por continentes e tradições culturais, com escasso intercâmbio diplomático e sistemas políticos diferentes. Mas o grupo se institucionalizou, criou um banco, vitaminou seu intercâmbio comercial e adotou posições convergentes na ONU, como mostraram os cientistas políticos europeus Martin Binder e Autumn Payton.

Integrar-se ao Brics foi um dos pilares da política externa dos dois primeiros governos do PT. Voltou a ganhar estatura na agenda internacional de Lula 3, para quem a iniciativa é instrumento para uma "governança global mais equilibrada e representativa", como reiterou o presidente brasileiro em recente entrevista ao semanário sul-africano Sunday Times, de Joanesburgo.

Lula, Xi Jinping, Cyril Ramaphosa, Narendra Modi e Sergei Lavrov no15° encontro do Brics, em Joanesburgo - Li Xueren/Xinhua

Ocorre que hoje em dia são outras as circunstâncias e os desafios para a efetivação desse propósito legítimo. Afinal, desde a criação do bloco, a China, que já então ostentava a mais promissora das economias do grupo, avançou muito à frente dos parceiros. Cresceu a taxas robustas; diversificou sua produção; tornou-se figura de proa no comércio internacional; levou seus investimentos a todos os continentes. A ambição política de Pequim cresceu no mesmo compasso, chancelando sua metamorfose em potência que contesta e disputa com os Estados Unidos a hegemonia no planeta.

Resultado: tornou-se obsoleta a ideia de que o país comandado por Xi Jinping com mão de ferro é apenas o sócio mais abastado de um clube de países intermediários –o que já estaria de bom tamanho. A chamada República Popular tem tudo para ser a dona do pedaço, apta a conduzi-lo em benefício próprio.

Para Alissa Wang, cordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Brics da Universidade de Toronto, no Canadá, o básico é saber se está em curso a transformação de um grupo não ocidental em outro antiocidental.

Para persistir no objetivo de chegar uma ordem internacional multipolar e representativa, o Brasil terá que aprender a construir nas relações com a China a mesma autonomia que mantém frente ao grande irmão do norte. O Brics é um dos lugares desse exercício político tão decisivo quanto sutil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.